Economia

Inflação do aluguel avança no início de dezembro, diz FGV

O Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M), conhecido como inflação do aluguel, porque é usado para reajustar a maioria dos contratos imobiliários, avançou 0,20% na primeira prévia de dezembro, depois de registrar deflação de 0,11% no início de novembro.

No ano e em 12 meses, o indicador acumula alta de 6,81%, segundo informou a Fundação Getulio Vargas (FGV), nesta sexta-feira (9).

O Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA), que entra no cálculo do IGP-M, com o maior peso entre os subíndices, registrou variação de 0,30% na primeira semana de dezembro, depois de recuar 0,29% em novembro.

Usado no cálculo do IGP-M, o Índice de Preços ao Consumidor (IPC), que calcula os preços no varejo, teve deflação de 0,02% na primeira prévia de dezembro. No mesmo período do mês anterior, a taxa foi de 0,25%.

O Índice Nacional de Custo da Construção (INCC), que avalia os preços da construção e que tem o menor peso no cálculo do IGP-M, registrou variação de 0,12%, no primeiro decêndio de dezembro. No mês anterior, esse índice apresentou taxa de variação de 0,27%.

Fonte: G1

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Economia

Projeto estabelece teto para pagamento de dívida previdenciária

Em 2005, a Lei 11.196/05, que estabeleceu condições especiais (isenção de multas e redução de 50% dos juros de mora)
Economia

Representação Brasileira vota criação do Banco do Sul

Argentina, Bolívia, Equador, Paraguai, Uruguai e Venezuela, além do Brasil, assinaram o Convênio Constitutivo do Banco do Sul em 26