Economia

Inflação de junho fica em 0,01%, menor nível do ano, diz IBGE

 Alimentos e transportes puxaram a inflação para baixo em junho.

Segundo anúncio feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) na manhã desta quarta-feira, 10, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) ficou em 0,01% no mês, a menor taxa do ano até agora.

O número representa uma queda de 0,12 ponto percentual em relação à taxa de maio, que venho em 0,13%. No ano, O IPCA acumula alta de 2,23%. Já nos últimos 12 meses, atinge 3,37%, abaixo do centro da meta estipulada pelo pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), de 4,25%.

Alimentos e transportes caíram 0,31% e 0,25%, respectivamente, na comparação com maio, com um peso de 43%, quase a metade do IPCA.  Os alimentos, que tiveram a segunda queda mensal consecutiva foram pressionado pela redução nos preços das frutas e do feijão carioca, que somam três quedas seguidas.

Apesar da queda, tomate e carnes pesaram no grupo, com altas de 5,25% e 0,47%, respectivamente. No primeiro semestre do ano, os preços dos alimentos acumulam crescimento de 2,89%.

O grupo que teve a maior variação no índice foi de Saúde e cuidados pessoais (0,64%), devido à alta de 1,50% do item higiene pessoal.

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Economia

Projeto estabelece teto para pagamento de dívida previdenciária

Em 2005, a Lei 11.196/05, que estabeleceu condições especiais (isenção de multas e redução de 50% dos juros de mora)
Economia

Representação Brasileira vota criação do Banco do Sul

Argentina, Bolívia, Equador, Paraguai, Uruguai e Venezuela, além do Brasil, assinaram o Convênio Constitutivo do Banco do Sul em 26