Economia

Industrial segue sem confiança na economia em maio, de acordo com CNI

O Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) aumentou 0,4 ponto, de 48,8 pontos para 49,2 pontos entre abril e maio de 2023. A pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI) mostra que a leve alta ainda não foi suficiente para retirar o empresário da indústria do estado de falta de confiança em que se encontra desde março deste ano. 

O índice varia de 0 a 100, com uma linha de corte em 50 pontos. Quanto mais abaixo de 50 pontos, maior e mais disseminada é a falta de confiança. Foram entrevistadas 1.450 empresas, sendo 571 de pequeno porte, 549 de médio porte e 330 de grande porte. Período de coleta de 2 a 8 de maio de 2023.

O gerente de Análise Econômica da CNI, Marcelo Azevedo, explica que apesar de pequena, a recuperação foi disseminada entre todos os componentes do índice de confiança: o Índice de Condições Atuais e o Índice de Expectativas.

Em relação às condições atuais, o índice subiu 0,6 ponto entre abril e maio para 43,1 pontos. “A alta mostra que os empresários veem o atual momento em relação aos últimos seis meses de maneira um pouco menos negativa em maio do que observavam em abril. É o primeiro avanço mensal do índice desde setembro de 2022”, explica Marcelo Azevedo.

O Índice de Expectativas avançou ligeiramente, subindo 0,3 ponto para 52,2 pontos. Ao subir para um pouco mais acima da linha divisória de 50 pontos, o indicador demonstra um olhar um pouco mais otimista dos empresários sobre o cenário dos próximos seis meses.

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Economia

Projeto estabelece teto para pagamento de dívida previdenciária

Em 2005, a Lei 11.196/05, que estabeleceu condições especiais (isenção de multas e redução de 50% dos juros de mora)
Economia

Representação Brasileira vota criação do Banco do Sul

Argentina, Bolívia, Equador, Paraguai, Uruguai e Venezuela, além do Brasil, assinaram o Convênio Constitutivo do Banco do Sul em 26