Economia

Indústria inicia 4º tri com melhor resultado em sete anos para outubro

São Paulo — O quarto trimestre começou com alta da produção industrial em outubro sobre o mês anterior, no terceiro mês seguido de ganhos e no melhor resultado para o mês em sete anos.

A produção industrial do Brasil cresceu 0,8% em outubro na comparação com setembro, informou nesta quarta-feira o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O resultado, mais forte para o mês desde a alta de 1,5% em 2012, indica que a indústria mostra sinais de retomada neste fim de ano, embalada principalmente pela demanda doméstica.

Em relação a outubro do ano passado, a produção apresentou avanço de 1,0%.

As expectativas em pesquisa da Reuters com economistas eram de altas de 0,7% na variação mensal e de 1,4% na base anual, segundo a mediana das projeções.

“A indústria está diferente, está virando a chave e num patamar e numa trajetória novos. Essa mudança se deve à demanda doméstica, já que a externa continua limitada”, explicou o gerente da pesquisa no IBGE, André Macedo, destacando que desde o fim de 2017 a indústria não registrava três taxas positivas.

“Essa melhora tem a ver com mais gente no mercado de trabalho, aumento da massa salarial, juros e inflação baixos e crédito mais acessível”, completou.

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Economia

Projeto estabelece teto para pagamento de dívida previdenciária

Em 2005, a Lei 11.196/05, que estabeleceu condições especiais (isenção de multas e redução de 50% dos juros de mora)
Economia

Representação Brasileira vota criação do Banco do Sul

Argentina, Bolívia, Equador, Paraguai, Uruguai e Venezuela, além do Brasil, assinaram o Convênio Constitutivo do Banco do Sul em 26