O setor de negócios da zona do euro – que reúne indústria e serviços – registrou o menor crescimento desde dezembro do ano passado, apontou pesquisa da consultoria Markit. O indicador que mede o desempenho da atividade conjunta ficou em 52,3 na leitura preliminar de setembro, vindo de 52,5 em agosto. Leituras acima de 50 implicam expansão.
A indústria da zona do euro teve ligeira desaceleração em setembro, com o índice de atividade se situando em 50,5, o mais baixo em 14 meses. O setor de serviços também registrou uma moderação no ritmo de crescimento, com o índice de atividade em 52,8. Em agosto, essas taxas tinham sido 50,7 e 53,1, respectivamente.
Na Alemanha, o índice preliminar composto ficou em 54 em setembro, a melhor marca em dois meses. Em agosto, tinha se situado em 53,7. O indicador de atividade da indústria marcou 50,3 e o de serviços, 55,4.Na França, o índice composto seguiu no terreno negativo – de 49,5 em agosto, passou para 49,1 na pesquisa preliminar de setembro, o menor em três meses.
G1