Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (Indea-MT) prorrogou a etapa de vacinação contra a febre aftosa até o dia 15 de junho. A campanha terminaria nesta quinta-feira (31). A medida consta na Portaria nº 054/2018, a ser publicada no Diário Oficial do Estado.
De acordo com o Indea, a prorrogação da campanha foi necessária em razão do comprometimento da logística das revendas. A paralização nacional dos caminhoneiros comprometeu a distribuição e venda de vacinas, por isso o prazo foi alterad para que o produtor imunize o rebanho.
O Estado de Mato Grosso possui o maior rebanho bovino do país, os números apontam uma média 29 milhões de cabeça de gado.
Nesta primeira etapa de 2018, cerca de 29 milhões de animais devem ser vacinados. Até a última segunda-feira (28.05), 48,5% das propriedades tinham comunicado a vacinação nos escritórios do Indea, o que representa apenas 47,5% do rebanho a ser vacinado nesta etapa.
Após a imunização do rebanho, o produtor deve fazer a declaração da vacinação com a contagem dos animais por idade e sexo, juntamente da Nota Fiscal da compra das vacinas e apresentar no Indea do seu município, até o dia 20 de junho.
O produtor que não vacinar o rebanho dentro do período da campanha será multado em uma 1 UPF (Unidade Padrão de Fiscal) por cabeça de gado não vacinado. Além disso, o produtor que atrasar a comunicação fica impossibilitado de emitir a Guia de Trânsito Animal (GTA) por um período mínimo de 30 dias.