Após limpar o nome, 84% dos consumidores não pretendem fazer novas compras nos próximos meses, segundo pesquisa da Boa Vista SCPC referente ao 2º trimestre. No 1º trimestre, 76% dos respondentes não tinham a intenção de ir às compras após a quitação das dívidas.
Entre os consumidores que pretendem voltar às compras, 37% planejam comprar carro zero, contra 46% do trimestre anterior. A compra da casa própria aparece em segundo lugar, com 21% das menções, 3 pontos percentuais acima do 1º trimestre.
Gastos com o pagamento de contas diversas – como as de educação e saúde – seguidos das compras de itens de vestuário e calçados, são os principais causadores da inadimplência, ambos com 19% das menções dos entrevistados.
Gastos com contas de concessionárias (água, luz e gás) aparecem em terceiro lugar, com 17% das menções.
Desemprego
Dos inadimplentes, 42% afirmam que não conseguiram pagar suas contas em dia em função do desemprego, um crescimento de 11 pontos percentuais em relação ao segundo trimestre de 2015.
Segundo a Boa Vista, o desemprego afeta mais as famílias que ganham até 10 salários mínimos: citado por 46% dos entrevistados que recebem até 3 salários mínimos e 37% que ganham de 3 a 10 salários. O segundo motivo foi o descontrole financeiro, com 24% das menções.
Já o percentual de consumidores que declaram possuir apenas uma conta como causa da restrição aumentou de 49% para 52%, e 13% possuem quatro contas ou mais em atraso, contra 12% registrados no trimestre anterior.
De acordo com o levantamento, 34% dos inadimplentes dizem que o valor devido nas contas em atraso não ultrapassa R$ 500. Para 16% deles, as contas vencidas já ultrapassam R$ 5.000. De modo geral, considerando todas as dívidas mencionadas, o valor médio devido neste segundo trimestre é de R$ 1.750.
Meios de pagamento
Entre os meios de pagamento utilizados para efetuar as compras cujas dívidas não foram pagas estão as despesas com carnês ou boletos, que cresceram 13 pontos percentuais em comparação ao mesmo trimestre de 2015, passando de 29% para 42% das menções. As compras realizadas com o cartão de crédito surgem em segundo lugar, com 30% das menções.
Renda comprometida
Quanto à percepção de endividamento, a pesquisa da Boa Vista SCPC mostrou que 23% dos consumidores afirmam estar muito endividados, 42% mais ou menos e 35% pouco endividados. De acordo com o estudo, 42% declararam estar com até 25% da renda comprometida com o pagamento de dívidas, esse percentual dobra para 19% dos entrevistados.
E subiu de 20% para 33% o percentual de consumidores que afirmam ter uma situação financeira pior neste trimestre em comparação ao de 2015. Para 44% deles, a situação está igual e para 23% está melhor.
Perfil
O perfil dos inadimplentes é composto de 64% de homens, e 40% têm mais de 45 anos. Outros 29% têm entre 36 a 45 anos e 31% possuem 35 anos ou menos. Entre os consumidores com até 35 anos é maior a concentração de mulheres inadimplentes, 38%, contra 27% dos homens. Na faixa de 46 anos ou mais, predominam os homens com 41% das menções, contra 38% das mulheres, e 44% dos inadimplentes são casados.
Fonte: G1