Circuito Pet

Imposto de renda: posso declarar custos com o médico veterinário?

Chegou a hora de “prestar contas ao leão” e no momento de informar à Receita Federal os valores referentes ao ano anterior, muitos petlovers ficam na dúvida se é possível declarar os custos com o médico veterinário

Se você está nesta situação, saiba que a resposta é não. As despesas médicas veterinárias que você teve com o seu pet não precisam ser declaradas no imposto de renda. Até o momento, somente são dedutíveis os custos médicos relacionados ao próprio contribuinte e seus dependentes ou alimentandos.

Projeto de Lei sugeriu mudança

Pode ser que nos próximos anos o cenário mude e os valores investidos na saúde dos pets sejam passíveis de declaração. Isso porque já houve uma proposta neste sentido em 2019, um projeto de Lei do senador Mecias de Jesus (PRB-RR) que até o momento não se confirmou.

O senador sugeriu à Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) que os tutores pudessem declarar os valores pagos em atendimentos, exames, internações, entre outros, de seus pets. “De modo análogo à saúde humana, cujas despesas podem ser abatidas da base de cálculo do IRPF, a legislação deve possibilitar a dedução dos pagamentos efetuados com vistas aos cuidados médicos necessários aos animais domésticos”, afirmou Jesus.

Importância do check-up periódico

Independentemente de declarar ou não os custos com o médico veterinário, lembre-se de separar uma parte do seu orçamento para cuidar da saúde do seu pet. Além de investir em uma alimentação de qualidade e uma rotina saudável, o seu pet precisa de check-ups periódicos para garantir que tudo anda bem com a saúde.

Agindo preventivamente e oferecendo muito amor e carinho, o seu peludinho tem tudo para viver muitos e muitos anos ao seu lado e continuar trazendo alegria para toda a família! 

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar