Economia

Ibovespa sobe 2,2% e tem alta de 3,8% na semana, puxada pelo exterior

Ibovespa retomou a alta nesta sexta-feira, 13, depois de dois pregões de queda, em meio ao maior apetite ao risco no exterior e fechou com ganhos de 2,16%, em 104.723 pontos. Essa foi a segunda semana seguida do índice no campo positivo, acumulando no período valorização de 3,76%. Em Wall Street, as bolsas americanas subiram mais de 1% com os investidores apostando novamente em ações que se beneficiam de uma vacina potencialmente eficaz e da recuperação econômica, apesar das preocupações com o avanço dos casos de coronavírus ainda persistirem. 

Segundo Henrique Esteter, analista da Guide Investimentos, o movimento já era esperado. “As perdas do pregão de ontem foram naturais depois de uma sequência de altas. Agora, com a consolidação do cenário político nos Estados Unidos, a tendência é de retomada do bom humor generalizado que dominou os mercados no início da semana”, afirma.

Mais cedo, comentários do ministro Paulo Guedes de que a meta do governo é encerrar o auxílio emergencial ainda em 2020 também contribuiu para alimentar o otimismo do mercado. Ontem, o ministro havia gerado cautela no mercado ao afirmar que a prorrogação do auxílio emergencial para o próximo ano, se houvesse uma 2ª onda de Covid, era “uma certeza”.

Hoje, durante Encontro Nacional de Comércio Exterior (Enaex), Guedes voltou a defender o teto de gastos e criticou economistas “de alto pedigree” que defendem a flexibilização do ajuste fiscal para conter as consequências da pandemia de covid-19.

No mercado local, investidores também repercutem o resultado do IBC-Br de setembro, que teve alta de 1,29%, acima das estimativas de crescimento de 1%. No trimestre, a alta foi de 9,47%. O índice medido pelo Banco Central é popularmente conhecido como “prévia do PIB” brasileiro. 

“O quadro está um pouco mais positivo por aqui. O IBC-Br veio melhor [que o esperado]. Dá para tentar recuperar um pouco. Caímos de 105.000 pontos para 102.000 ontem. O que domina ainda é a volatilidade. Mas nesse esquema de volatilidade, tem espaço para voltar”, afirma Alvaro Bandeira, economista-chefe do banco digital modalmais.

No EUA, os três principais índices fecharam no positivo. Dow Jones, S&P 500 e Nasdaq subiram 1,4%, 1,4% e 1%, respectivamente.

A retomada do otimismo foi conduzida também pelo reconhecimento que a China deu esta manhã à vitória do democrata Joe Biden nas eleições americanas, diminuindo o risco de instabilidade política. Além disso, resultados corporativos acima do esperado nos EUA – Cisco Systems e da Walt Disney – compensaram as preocupações com o novo avanço da pandemia nos EUA.

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Economia

Projeto estabelece teto para pagamento de dívida previdenciária

Em 2005, a Lei 11.196/05, que estabeleceu condições especiais (isenção de multas e redução de 50% dos juros de mora)
Economia

Representação Brasileira vota criação do Banco do Sul

Argentina, Bolívia, Equador, Paraguai, Uruguai e Venezuela, além do Brasil, assinaram o Convênio Constitutivo do Banco do Sul em 26