A confusão começará quando Helena descobrir que Luiza conheceu Laerte depois de assistir a uma apresentação dele. Com medo de que a estudante fique muito próxima de seu ex, a mulher de Virgílio (Humberto Martins) encherá a moça de perguntas. Desconfiada da curiosidade da mãe, ela resolverá mexer em seus pertences e achará uma caixa onde Helena guarda todas as recordações do flautista, inclusive o vestido de noiva.
Helena, porém, chegará ao seu quarto na hora exata e ficará furiosa com a intromissão. Ela puxará Luiza pelo braço e machucará a estudante, que reclamará.
– É para machucar mesmo! Quem te autorizou a abrir o meu armário e mexer nas minhas coisas?
– Você não tinha o direito de esconder de mim essa história – justificará a jovem.
– O que é que você sabe sobre a minha vida e os meus direitos? Hein? Fala! – gritará Helena, sacudindo a filha. – Sai daqui! Some!
– Então era por isso que você parecia tão curiosa quando eu falava dele? – provocará a moça.
Helena tentará desconversar, mas Luiza insistirá e dirá que se trata do tal primo citado nas conversas às escondidas dos pais. Ainda mais irritada, a ex de Laerte mandará a garota calar a boca, em vão.
– Foi ele que te deixou no altar no dia do casamento? Foi ele, mãe? Me diz!
– É mentira! Ninguém me deixou no altar. Nem ele, nem homem nenhum!
– Foi ele, sim, só pode ser! O primo que foi condenado e que desapareceu para sempre!
A discussão continuará até que Helena estapeará a filha, que se defenderá. Ela acabará perdendo as forças e desabará, aos prantos. Virgílio entrará no quarto e ficará imóvel, assustado.
– Esqueça o que viu e o que fez. Isso tudo só interessa a mim e não tem nada a ver com a nossa vida. Nada a ver com o seu pai, nem com você. É meu, só meu – pedirá Helena.
– Eu lá, mãe, perto dele, conversando com ele, encantada com tudo o que ele falava. Hipnotizada pela música dele, sem saber de nada! Por que escondeu essa história? De vergonha?
Helena mandará Luiza sair do cômodo e Virgílio reforçará a ordem da mulher.
– Pensei que fôssemos uma família que dividisse os problemas e todos se ajudassem a superar e a esquecer as coisas ruins! O que mais vocês escondem, hein? Quem sabe eu sou uma filha adotada? Ou será que não sou sua filha, pai? Mas filha de um outro? – perguntará a jovem.
Virgílio ficará irado e retirará a filha dali. Helena ficará arrasada.
Patrícia Kogut