A maior cervejaria da Europa também informou nesta quarta-feira que a economia deve prevalecer sobre os aumentos de custos.
Segundo a companhia, os custos de produção, incluindo cevada maltada e embalagem, devem aumentar ligeiramente após alta de 8,3% no ano passado.
A empresa afirmou que espera atingir 525 milhões de euros em economia de custos entre 2012 e 2014, com o ganho de 25 milhões decorrente da aquisição da Asia Pacific Breweries (APB) adicionado à meta. Até dezembro, as economias somavam 196 milhões de euros.
O lucro líquido antes de itens extraordinários cresceu 7,1% em 2012, a 1,7 bilhão de euros (2,3 bilhões de dólares), comparado à previsão de 1,65 bilhão em pesquisa da Reuters com analistas. O lucro líquido comparável subiu 1,6%, enquanto a empresa previa resultado estável nesses termos.
Após assumir o controle da APB, fabricante da marca Tiger, no ano passado, 64% do volume de vendas e 59% do lucro operacional da Heineken vieram de mercados emergentes, se equiparando à rival Anheuser-Busch InBev.
Nas Américas, a companhia teve vendas 4,2% maiores no ano passado. Na África, houve alta de 3,6%. Enquanto isso, na Europa ocidental, o volume caiu 2% e o lucro operacional encolheu 6,6%.
FONTE: PrimeiraHora | IG