Foto: reprodução
Por G1
O ator Guilherme Weber usou seu Instagram, na madrugada de sexta-feira (5), para postar uma foto na qual aparece beijando o ator Wagner Moura, na época em que atuavam na peça Os Solitários. O clique foi usado por ele no Instagram para protestar contra a homofobia na Rússia.
"#kiss4lgbtqrights [beijo para direitos dos LGBT]. É um protesto contra os crimes que a Rússia vem praticando contra a comunidade lgbtq. Se quiser se manifestar, postar a foto de um beijo com essa hashtag, marque na localização 'Kremelin'", escreveu Weber.
HOMOFOBIA NA CHECHÊNIA
Nas últimas semanas, surgiram relatos sobre prisões secretas consideradas "campos de concentração para homossexuais" na Chechênia, parte da Federação da Rússia. Nestes locais, homossexuais – ou aqueles vistos como homossexuais – apanham, são torturados e, em alguns casos, são mortos ou desaparecem.
De acordo com a jornalista, do jornal de oposição russo Novaya Gazeta, mais de 100 homens gays foram presos em uma campanha das autoridades locais. Não há notícias sobre alguns deles, e não se sabe se estão escondidos, presos ou mortos. Muitos, inclusive, teriam sido torturados
Segundo a mídia francesa France 24, pais estão sendo instruídos pela polícia local a matarem seus filhos gays sob a ordem de que precisam "limpar o seu sangue com a honra". A ameaça das autoridades é de que se os familiares não o fizerem, a polícia irá matá-los. A informação foi confirmada por uma vítima de perseguição que precisou deixar a sua cidade de origem e ir para Moscou para sobreviver dos familiares.