Steven Pinker é professor do Departamento de Psicologia da Universidade de Harvard e também lecionou em Stanford e no Massachusetts Institute of Technology (MIT), sendo autor de uma dezena de livros e escreve para o New York Times e Time. Estuda linguagem e cognição e por suas pesquisas recebeu vários prêmios acadêmicos, sendo considerado como uma das 100 pessoas mais influentes no mundo pela Revista Time.
O livro “Guia da Escrita” é divertido e instrutivo, onde é repensado por seu autor o manual de uso da língua, numa modernização para o século XXI, pois Pinker traz ideias da linguística e das ciências cognitivas como auxílio no desafio de construção de prosa, clara, coerente e elegante, ao invés de lamentar a decadência do idioma, com a listagem de seus motivos de irritação preferidos ou reciclar regras que estão nos manuais de cem anos atrás.
O livro tem a brilhante tradução e adaptação para o português do linguista Rodolfo Ilari e se destina tanto àqueles que escrevem e deveriam melhorar muito sua escrita como aos que ainda tem medo de escrever e tem curiosidade em saber como as ciências da mente podem esclarecer melhor o funcionamento da linguagem.
Entre os questionamentos na busca de respostas estão: por que há tantos textos ruins? O que se pode fazer para mudar essa realidade? É verdade que a língua está se deteriorando devido as mensagens eletrônicas e as redes sociais? A leitura da obra vai levar o seu leitor a alcançar suas próprias respostas e, igualmente, a aprender a construir o texto de melhor qualidade.
Guia de escrita: como conceber um texto com clareza, precisão e elegância
Steven Pinker, tradução de Roberto Ilari
1ª. edição, 1ª. reimpressão, São Paulo: Contexto, 2018