O Grupo Penumbra (MT) composto pelos artistas Elton Martins, Jair Junior, Jone Sayd, Julio Rocha, Priscila Freitas e Juliana Graziela, convida a todos para assistir o espetáculo “A Vila de Pantolux”, um teatro diferente, se trata de um teatro de sombra, um teatro de sombra contemporâneo, no qual projetamos figuras recortadas, nossas sombras e próteses corporais, em uma junção desses elementos e em alguns momentos o ator/sombrista transpõe o convencional ao revelar como está sendo projetada a sombra e ao abandonar a tela branca, em que os teatros de sombra são ordinariamente apresentados e as sombras também percorrem as paredes do ambiente.
Assim, o público é convidado para acompanhar o protagonista por uma viagem pela arquitetura da Sala Anderson Flores em um meio de transporte que vai adquirindo dimensões disformes à medida que se movimenta pelas paredes.
“A Vila de Pantolux” teve como ponto de partida a vontade de falar de ciência, caminhando por estudos de geração de eletricidade que abastece uma população, chegamos a figura de uma usina hidrelétrica, com isso achamos então o mote para nossa história, na qual acompanhamos uma vila do interior, que sente necessidade de cada vez mais consumir energia e até que ponto é possível? Uma mãe, um filho e um amigo que nos conduz nesse enredo.
Nessa peça é possível o progresso se transformar em sombra literalmente, por uma barragem que se rompe e sendo essa história inspirada no impacto gerado pela inundação decorrida da construção da Usina Hidrelétrica do Manso na Comunidade João Carro, na qual o sombrista Elton Martins morou.
Foram feitas três apresentações no Sesc Arsenal em 2018, duas como encerramento do Projeto de Teatro de Formas Animadas e outra na programação da Semana de Formas Animadas do Sesc Arsenal. Em janeiro de 2019 apresentamos no Cine Teatro Cuiabá, no qual estamos retornando na programação de abril, nos dias 26 e 27 às 19:30 horas na Sala Anderson Flores, ingressos 10,00 meia e 20,00 inteira, classificação livre, venham conhecer nosso trabalho e desfrutar do Teatro de Sombra conosco, mesmo quem já assistiu terá surpresas em algumas cenas.
Os artistas Juliana Graziela e Jair Júnior, do Grupo Penumbra, que participaram da Residência de Teatro de Sombra chamada Territórios Desconhecidos, Vivência no Teatro de Sombras que aconteceu em janeiro desse ano no Espaço de Residências Artísticas Vale Arvoredo, na cidade de Morro Reuter, região serrana do Rio Grande do Sul, residência ministrada por Alexandre Fávero e Fabiana Bigarella da Cia Lumbra-RS, um coletivo que é referência internacional nessa linguagem, contam que levaram o nome de nossa cidade Cuiabá e também do estado de Mato Grosso, mostrando que também estamos inseridos nessa linguagem. E a importância de ter participado dessa residência foi de podermos aprofundar nossos conhecimentos, estar em contato com outros grupos e pessoas que estudam e trabalham com a linguagem da sombra.
Serviço
Espetáculo de Teatro de Sombra
A Vila de Pantolux
Sinopse
Partindo da vontade de falar de ciência, em estudos de geração de eletricidade que abastece uma população, chegamos a figura de uma usina hidrelétrica, com isso achamos então o mote para nossa história, na qual acompanhamos uma vila do interior, que sente necessidade de cada vez mais consumir energia e até que ponto é possível? Uma mãe, um filho e um amigo que nos conduz nesse enredo.
Local: Cine Teatro Cuiabá – Sala Anderson Flores
Data: 26 e 27 de abril de 2019
Horário: 19:30 h
Ingressos: Limitados. R$ 10,00 meia e R$ 20,00 inteira (O horário de funcionamento da bilheteria do Cine Teatro Cuiabá é das 14:00 às 18:00 terça-feira a domingo, também serão vendidos nos dias do espetáculo antes de começar).
Classificação: Livre
Duração: 40 minutos
Informações: (65) 99304-5542
Ficha Técnica
Elenco-Sombristas: Elton Martins, Jair Junior, Jone Sayd, Julio Rocha e Priscila Freitas.
Direção: Juliana Graziela.
Dramaturgia: Grupo Penumbra.
Sonoplastia: Jair Junior.
Iluminação: Julio Rocha e Priscila Freitas.
Criação de figuras: Jone Sayd e Grupo Penumbra.
Confecção telas: Jane Klitzke e Bruno Brun.
Confecção suporte telas: Engenharia do aço.
Desenho suporte telas: Naiane Gonçalves.
Produção artística e executiva: Juliana Graziela.