Um olhar emocionado, que reflete os muitos anos de luta, perseverança e simplicidade na mineração mato-grossense. Assim pode ser definido Celso Ferreira Penço, patriarca e idealizador do Grupo Emal, uma das principais empresas de mineração de Mato Grosso, presente de norte a sul no Estado.
O mundo dos negócios, porém, não é o único campo que o senhor de 84 anos de idade parece dominar. Quando perguntado sobre o segredo para manter uma organização por 40 anos, caso da Emal, Celso não titubeia. Com carinho nos olhos, aponta para a direção onde sua esposa, Lucilia Tretel Servilha, acompanha a entrevista, no escritório aconchegante, adornado por obras de arte na parede.
“O segredo está ali: minha mulher. Eu a amo demais”, emociona-se ele.
À frente do Grupo Emal, Celso Penço liderou uma história de sucesso no Estado. Fundado em 1973 em São Paulo pelo então sócio, e atual proprietário, Penço iniciou suas atividades com objetivo de realizar pesquisas minerais no município de Aripuanã (883 km de Cuiabá), o que também motivou a origem do nome da Emal, ou Empresa de Mineração Aripuanã Ltda.
Ao longo de quatro décadas de operação, A Emal chega em 2013 com mais de 500 colaboradores diretos, tornando-se a maior empresa brasileira individual na produção do calcário agrícola, utilizado em solos com índices de acidez que tornam inviável sua utilização para a cultura de matérias-primas, como soja, milho, algodão e demais produtos que a terra nos fornece.
Francisco Penço, filho do empreendedor, e hoje gestor dos negócios da família, explica a importância do principal bem produzido pela Emal: o calcário. Segundo ele, sem o mineral seria impossível que Mato Grosso se tornasse uma potência agrícola, respondendo por 9% de toda a produção mundial de soja, além de ser o campeão brasileiro no cultivo do algodão, setor em que detém 50% do cultivo da commoditie no país.
“Trabalhamos na infraestrutura do agronegócio. O calcário está para a lavoura assim como o fermento está para o pão. A história da Emal se confunde com a história da própria agricultura em Mato Grosso”, diz ele.
A atuação do Grupo Emal está concentrada na agricultura, pecuária e construção civil. Para a agricultura, a empresa produz o calcário tipo dolomítico, calcítico e magnesiano, além do filler – tipo de calcário ultrafino. Para a pecuária, a empresa produz carbonato de cálcio para nutrição de animais e na construção civil o grupo atende ao mercado com a produção de diversos tipos de pedra britada, bem comoa cal hidratada e a cal para pintura.
Tanta experiência pode ser resumida na frase que Celso tem na ponta da língua, quando perguntado qual mote mais bem define sua personalidade. O senhor, que a despeito da dificuldade na fala, possui raciocínio rápido, crava a frase em latim “Non ducorduco”, que literalmente define o talento e a determinação dos homens de garra e de perseverança: “Não sou conduzido, eu conduzo”.