Cultura DESTAQUE 4

Grupo de cururu Tradição Cuiabana do Coxipó celebra 12 anos com festa regional

O grupo de cururu Tradição Cuiabana do Coxipó comemora seu aniversário de 12 anos com uma grande festa onde todos os cuiabanos (de tchapa e cruz e paus rodados) estão convidados a participar.

O evento será realizado no dia 6 de fevereiro, a partir das 16h, na Praça Carmine Espósito, no bairro Jardim Tropical, em Cuiabá. A entrada é gratuita.

Haverá apresentações com o grupo Tradição Cuiabana do Coxipó e com a banda Turma do Bill (Flavinho Assis e Jefferson Talles), além de uma feira de artesanato e feira gastronômica com diversas comidas típicas regionais.

“Para nós, membros da associação do grupo, temos o prazer de realizar este evento para que possamos valorizar mais nossa cultura cuiabana. O cururu precisa ser valorizado. Estamos comemorando 12 anos de existência com muita fé, carinho, amor e dedicação à nossa cultura popular”, expressa Osvaldo Brito, vice-presidente da Associação de Cururueiros.

“Nós temos em nossa identidade o compromisso com a questão da valorização da nossa cultura, a questão regional, que perpassa toda a trajetória do grupo. Será uma alegria comemorarmos com a população esse momento tão especial”, pontua Edilson Proença, responsável pela produção do evento.

História

O grupo Tradição Cuiabana do Coxipó foi criado em 2013 com o objetivo de mostrar a cultura regional, promovendo a inclusão de homens idosos, jovens e adultos, por meio de eventos culturais e artísticos.

Além das apresentações de cururu, trabalha com movimentos e ações a fim de preservar e perpetuar a cultura mato-grossense, realizando em sua sede oficinas de fabricação de viola de cocho, ganzá e mocho, musicalização desses instrumentos e promovendo ações que contribuam socialmente com os integrantes que precisam de apoio da associação.

“A minha experiência com o cururu começou pelos anos 2002, na época em que os cururueiros estavam enfrentando preconceito. Aprendi a gostar e a respeitar essa maravilhosa tradição. Desde então, a Acubá tem promovido com muito amor ações que procuram sempre reconhecer e valorizar os cururueiros e suas violas”, destaca a presidente da Associação Cuiabana de Belas Artes (Acubá), Zilda Barradas.

Para quem quiser conhecer mais a associação, o endereço da sede é Avenida Tapirapés, quadra 15, lote 3, bairro Parque Ohara, Coxipó, Cuiabá.

Realização:

– Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer

– Assembleia Legislativa de Mato Grosso 

Organização:

– Associação Cuiabana Belas Artes – Acubá

– Feira Gastronômica do Jardim Tropical

Produção:

– ERP Company

Foto: Reprodução/Divulgação

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Você também pode se interessar

Cultura

Paul McCartney se apresenta em abril no Recife

– No fim de semana uma pessoa ligada à produção me ligou, mas não conseguimos nos falar. Na noite de
Cultura

Ópera Vox em “Acordes Femininos”

A apresentação foi especialmente elaborada para o encerramento da entrega da etapa estadual do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios, e