Economia

Greve na Caixa teve adesão de 40% dos funcionários em SP, diz sindicato

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Cerca de 40% dos funcionários da Caixa em São Paulo aderiram à greve nesta terça-feira (27), afirmou o Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região.

Em nota, a Caixa afirmou que manteve o atendimento à população regularmente nesta terça e que, até às 13h, havia registrado cerca de 400 mil atendimentos em agências físicas, mais de 6 milhões de transações em caixas eletrônicos e 12 milhões de transações na rede lotérica.

O banco também afirmou que realizou normalmente o pagamento dos beneficiários do Bolsa Família e do auxílio emergencial.

A entidade declarou greve de 24 horas contra a abertura de capital da Caixa Seguridade -prevista para acontecer na próxima quinta-feira (29).

Dentre as demais reivindicações dos funcionários estão contratação dos aprovados no concurso público feito pelo banco em 2014, maior proteção contra a Covid-19 nas agências, inclusão dos empregados que atuam na linha de frente do banco no grupo prioritário da vacina e o pagamento integral da PLR (Participação nos Lucros e Resultados) Social.

O sindicato dos bancários também chegou a fazer duas denúncias contra a Caixa junto à CVM. As acusações seriam de que o banco estaria cobrando metas de até R$ 1 milhão por agência em vendas de ações da Caixa Seguridade sem separar um grupo especializado e adequado de representantes para oferecer ações aos investidores e sem necessariamente considerar o chamado suitability (adequação dos investimentos a depender do perfil do investidor).

Esse perfil é obtido por meio de questionários e determina o apetite de risco de cada investidor, classificando-o como conservador, moderado, arrojado ou agressivo -sendo os dois últimos mais aptos a investir diretamente em Bolsa de Valores.

Procurada, a CVM confirmou que recebeu as denúncias e que vai analisá-las para decidir se abre um processo contra o banco ou não. "A CVM analisará o conteúdo no âmbito de processo administrativo", disse em nota.

 

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Economia

Projeto estabelece teto para pagamento de dívida previdenciária

Em 2005, a Lei 11.196/05, que estabeleceu condições especiais (isenção de multas e redução de 50% dos juros de mora)
Economia

Representação Brasileira vota criação do Banco do Sul

Argentina, Bolívia, Equador, Paraguai, Uruguai e Venezuela, além do Brasil, assinaram o Convênio Constitutivo do Banco do Sul em 26