Economia

Governo e sociedade civil debatem economia solidária em Cuiabá

Foto: Reprodução

Por Seaf

O Governo de Mato Grosso, por meio das secretarias de Estado de Agricultura Familiar (SEAF-MT) e Assistência Social (SETAS-MT), realiza nesta quinta-feira (6) o 1º Encontro para debater a economia solidária na baixada cuiabana. O evento será a partir das 8h no Centro de Formação e Atualização de Professores (Cefapro), localizado na Av. Cuiabá, nº 96, Cohab Nova, em Cuiabá.

Economia solidária são iniciativas de projetos produtivos, coletivos, associativismo e cooperativismo, redes de produção, cooperativas de reciclagem, cooperativas de agricultura familiar e agroecologia, entre outras, que dinamizam as economias locais dos municípios.

Durante a programação do evento, ocorrerão palestras como a de Cristiane Caldeira, com o tema: Economia solidária como estratégia e política de desenvolvimento local. Na ocasião, a Consultoria Travessia, parceira do Governo, apresentará o Mapeamento dos empreendimentos solidários na Baixada Cuiabana e a estratégia para a construção do “Plano estadual da Economia Solidária.

No período da tarde, o público irá se reunir em grupos para discutir os eixos temáticos, e ao fim serão apresentadas as propostas para compor o plano estadual. As ações desenvolvidas fazem parte das metas do convênio 774178/2012, já em execução firmado entre Ministério de Trabalho e Emprego e Seaf em 2012, no valor de R$ 1,9 milhões.

Segundo o secretário de Estado de Agricultura familiar, Suelme Fernandes, o evento será importante para discutir proposições na temática. “Estamos executando o convênio e em colaboração com a sociedade civil, propostas serão sugeridas para a consolidação do documento final que será o plano estadual de economia solidária, inédito no Estado.

Além da elaboração do plano estadual da economia solidária, estão entre as metas do convênio, o fomento e assessoria técnica às entidades de apoio a empreendimentos solidários para organização de feiras populares regionais, capacitar técnicos sobre viabilidade econômica e comercialização aos empreendimentos da economia já existentes, apoiar novos empreendimentos e a criação de um fundo rotativo para a política pública. 

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Economia

Projeto estabelece teto para pagamento de dívida previdenciária

Em 2005, a Lei 11.196/05, que estabeleceu condições especiais (isenção de multas e redução de 50% dos juros de mora)
Economia

Representação Brasileira vota criação do Banco do Sul

Argentina, Bolívia, Equador, Paraguai, Uruguai e Venezuela, além do Brasil, assinaram o Convênio Constitutivo do Banco do Sul em 26