Por meio de um comunicado, o governador Mauro Mendes (DEM) informou que vai anunciar, nesta terça-feira (23), medidas restritivas ‘mais efetivas’ para conter o número de óbitos e de infecções pelo novo coronavírus em Mato Grosso.
O Governo do Estado ressaltou que mantém o diálogo com os demais poderes e setor produtivo e que a sociedade civil organizada está permitindo que se chegue a uma proposta que surta impacto na desaceleração da transmissão do vírus.
Segundo fontes do Circuito Mato Grosso, as medidas adotadas serão drásticas diante do cenário caótico provocado pelo colapso no sistema de saúde, com a iminente falta de oxigênio e medicamentos para intubação.
As novas diretrizes adotadas deverão ter início a partir da próxima sexta-feira (26).
Coronavírus em Mato Grosso
Na última semana, os números da doença no Estado dispararam. 443 mortes foram registradas entre os dias 15 e 21 de março. No mesmo período, foram notificados 14.461 novas contaminações de Covid-19.
A taxa de ocupação nos leitos de unidade de terapia intensiva (UTI) é de 98,8%, segundo o boletim epidemiológico divulgado neste domingo (21).
Ao todo, 286.693 pacientes já foram infectados pela Covid-19 no Estado, sendo que 6.813 pessoas perderam suas vidas em decorrência de complicações causadas pela doença.