Economia

Governo autoriza retomada da obra do aeroporto Marechal Rondon

O governo estadual autorizou a retomada das obras no aeroporto Marechal Rondon, em Várzea Grande. O termo que garante os trabalhos foi publicado no Diário Oficial de sexta-feira (2). A autorização foi assinada pelo secretário de Cidades, Wilson Santos, e estabelece um aditivo de prazo de sete meses (221 dias) para execução do contrato (065/2012), que estava suspenso desde o dia 26 de outubro para adequação de cronograma. A publicação tem data retroativa ao dia 30 de novembro.

A obra completa do aeroporto está orçada em R$ 83,9 milhões e até o momento já foram executados 76,86% dos serviços.

O retorno dos trabalhos ocorreu após rodadas de negociações com o consórcio Marechal Rondon, formado pelas empresas Engeglobal, Farol Empreendimentos e Multimetal Engenharia.

“Vamos cumprir rigorosamente o cronograma de obras para entregar o mais rápido possível a obra 100% acabada”, disse Santos.

Segundo ele, a instalação e funcionamento de aparelhos de ar-condicionado são prioridade na retomada das obras. A meta é que estejam prontos para operar ainda nesta primeira quinzena. Também estão na lista de execução o término da implantação de forro na cobertura do aeroporto e a instalação de pontes de embarque (fingers), conforme informação do setor de fiscalização da Secid.

As obras no Marechal Rondon integram o Termo de Ajustamento de Gestão (TAG), firmado entre a Secid e as construtoras do Consórcio Marechal Rondon e o Tribunal de Contas do Estado (TCE). A previsão de finalização da obra no TAG era de outubro de 2016.

Obras da Copa do Mundo

As obras no terminal foram iniciadas em dezembro de 2012 e tinham data para conclusão antes da Copa do Mundo de 2014. No entanto, chegaram a ficar paradas por dez meses, na gestão passada, e foram retomadas em outubro de 2015. 

A ordem de recomeço dos serviços foi emitida em outubro de 2015. Até o momento a execução atinge 76,80% do total contratado. Segundo a Secid, dos R4 83,9 milhões orçados, já foram pagos R$ 64,9 milhões.

Além do terminal de passageiros, o contrato 065/2012 compreende a instalação de pontes de embarque, reforma e adequação de vias de serviço, sinalização horizontal do pátio de aeronaves, assim como a reforma, adequação e ampliação do sistema rodoviário interno do aeroporto. 

Também fazem parte do projeto original a ampliação da central de utilidades, a construção de nova área de equipamentos de rampa, ampliação dos sistemas de infraestrutura básica e ainda a construção do estacionamento do novo prédio administrativo da Infraero. Conforme a Secid, parte dos serviços já foi executada.

Em abril deste ano, o Governo do Estado inaugurou ainda o setor de desembarque internacional do terminal do aeroporto.

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Economia

Projeto estabelece teto para pagamento de dívida previdenciária

Em 2005, a Lei 11.196/05, que estabeleceu condições especiais (isenção de multas e redução de 50% dos juros de mora)
Economia

Representação Brasileira vota criação do Banco do Sul

Argentina, Bolívia, Equador, Paraguai, Uruguai e Venezuela, além do Brasil, assinaram o Convênio Constitutivo do Banco do Sul em 26