A Grande Loja Unida da Inglaterra (GLUI) é reconhecida por muitos como a Loja Mater da Maçonaria Universal e todas as Grandes Lojas e Grandes Orientes espalhados pelo mundo inteiro buscam ser por ela reconhecidos como demonstração das suas regularidades e do trabalho maçônico conforme as prescrições antigas vindas desde as Old Charges, passando pelas Constituições de James Anderson e chegando aos regulamentos atuais.
Para haver esse reconhecimento é necessário que tenha a Potência Maçônica regularidade, que se funda em regras claras de origem e de funcionamento. As regras de origem são basicamente ser constituída por uma Grande Loja Regular ou por três Lojas Regulares, num território independente, e ser soberana em sua administração. No caso das regras de funcionamento é exigida a crença num Ser Superior, a prática do sigilo, a divisão simbólica apenas em três graus: Aprendiz Companheiro e Mestre, a observância a Lenda do Terceiro Grau, o juramento perante o Livro Sagrado com o compasso e o esquadro, a investigação da Verdade, com a proibição de discussões político-partidárias e religiosas.
Por preencher o Grande Oriente do Estado de Mato Grosso todos esse requisitos, SUA ALTEZA REAL O DUQUE DE KENT, KG, GCMG, GCVO, ADC, Mui venerável grão-mestre da Grande Loja Unida dos maçons antigos, livres e aceitos da Inglaterra, realizou a indicação e foi aprovado em 11/9/2024 na Comunicação Trimestral da entidade, realizada no Freemasons’ Hall na cidade de Londres o RECOGNITION OF FOREIGN GRAND LODGES (RECONHECIMENTO DE GRANDES LOJAS ESTRANGEIRAS) do GRANDE ORIENTE DO ESTADO DE MATO GROSSO (BRASIL).
Para instruir a solicitação foram realizadas compilações de documentos históricos e suas traduções para o idioma inglês, com uma portentosa exposição de motivos para o alcance da legítima pretensão. Mantendo-se a continuidade do caminho árduo, mas firme, dos antecessores, em especial do eterno primeiro grão-mestre Nilson Constantino e da Benemérita Augusta Respeitável e Centenária Loja Simbólica Acácia Cuiabana n. 1, que nos idos de 1972 juntamente com o apoio de notáveis e saudosos irmãos realizaram os ingentes esforços para a fundação do Grande Oriente do Estado de Mato Grosso.
Esse reconhecimento pela Grande Loja Unida da Inglaterra era sonho acalentado desde a fundação do Grande Oriente do Estado de Mato Grosso no ano de 1972, que agora se torna plena realidade e sempre fez parte das propostas de trabalho da sua atual administração, que tem a frente como grão-mestre Josué Paulo Fernandes e grão-mestre adjunto Antonio Horácio da Silva Neto, representando ponto de honra e gáudio para todos os maçons úteis, dedicados, legítimos e regulares da Potência mato-grossense.