Quando nos referimos aos gatos, devemos nos atentar às enfermidades que podem acometê-los, algumas são bem famosas e é necessário ter uma certa preocupação e atenção, como por exemplo, a FIV e a FelV.
Pela quantidade de informações disponíveis na internet, muitos tutores se questionam se gato pode ter herpes e se ela se manifesta da mesma maneira que acontece em nós. Vamos esclarecer de vez essa dúvida.
Gato pode ter herpes?
De maneira geral, sim, o gato pode ter herpes, mas não tão semelhante como nós, humanos, manifestamos.
O tipo de herpes que acomete os gatinhos é o herpesvírus felino tipo 1 (HVF-1), um dos vírus responsáveis pela rinotraqueíte viral felina. Essa doença é altamente contagiosa e pode acometer a maioria dos gatinhos não vacinados.
A transmissão ocorre de forma direta, pelo contato com secreções nasais, lacrimais e também pela saliva dos gatos infectados. Os sintomas mais comuns são:
- Alterações oculares: ceratite, edema de córnea, conjuntivite e até cegueira;
- Tosse;
- Espirros;
- Falta de apetite;
- Alterações nos pulmões;
- Secreção nasal;
- Secreção ocular;
- Febre
E como tratar ?
A resposta não é tão concreta. Caso o gatinho apresente esses sinais, a consulta com o médico-veterinário é fundamental, pois só ele poderá realizar o diagnóstico correto por meio de exames específicos.
O tratamento envolve uso de antibióticos, em alguns casos, antivirais, expectorantes para amenizar sintomas respiratórios, analgésicos e até inalação.
Como prevenir?
A prevenção é muito importante e é a chave para evitar com que o peludo sofra com a doença.
A vacina é a forma de prevenir o herpesvírus felino. É fundamental instituir o protocolo de vacinação quando o pet ainda é filhote e respeitar os intervalos dos reforços corretamente, a fim de garantir uma melhor cobertura vacinal e protegê-lo adequadamente.
Para os gatos, as vacinas indicadas para essa finalidade são a Tríplice, Quádrupla ou Quíntupla. E, ah! Elas devem ser realizadas e indicadas conforme orientação do médico-veterinário.
Agora que você já sabe que gato pode ter herpes e sabe que a prevenção é a melhor opção, acesse o Blog da Petlove para mais dicas sobre saúde felina!