É muito comum encontrar na internet uma série de informações a respeito dos gatos e a convivência com mulheres grávidas. Informações controversas e polêmicas acerca de uma doença comum dos peludos são disseminadas em vários sites de busca e redes sociais.
Vamos te contar um pouco melhor sobre a enfermidade e a convivência dos bichanos com as mulheres grávidas. Vem ver!
Gato pode ficar perto de grávida?
Para as grávidas de plantão, não é necessário doar seus gatinhos e nem mudar o seu comportamento com eles por medo de serem infectadas. A polêmica que envolve os peludos é referente à toxoplasmose, uma doença que pode acometer os gatos e que nos seres humanos, no caso, nas grávidas, pode fazer com que o bebê nasça com problemas ou que as gestantes sofram aborto.
Vamos desmistificar a polêmica. De fato, o gato pode se infectar pelo protozoário Toxoplasma gondii muitas vezes por se alimentar da carne que também está contaminada e elimina nas fezes os oocistos do parasita (forma resistente do protozoário).
Entretanto, para que as fezes sejam potencialmente perigosas aos humanos, os oocistos precisam estar na forma de esporos maduros, isto é, precisam sofrer ação de temperaturas acima de 36 graus por mais de dois dias e serem ingeridos pela mulher. Logo, um simples contato com o pet ou com suas fezes frescas não transmite a doença!
Principais meios de transmissão da doença
Podemos destacar as principais formas de contágio da doença aos humanos e que não têm envolvimento direto com os gatos, onde ocorre a ingestão do oocisto do parasita. São elas:
- Ingestão de carne contaminada crua ou mal cozida;
- Ingestão por acidente após manusear a carne crua contaminada e não lavar as mãos após;
- Ingestão do oocisto após mexer com solo que tenha fezes de gato infectado e não lavar as mãos;
- Beber água sem tratamento e contaminada pelo protozoário.
Principais cuidados
Quando o assunto são as mulheres grávidas, é necessário ter uma certa precaução com alguns afazeres do dia a dia. Mesmo que o gato não seja prejudicial a elas, é sempre importante manter alguns cuidados básicos como:
- Limpar a caixa de areia do bichano uma vez por dia e deixar que outra pessoa faça isso. Caso não tenha outra pessoa disponível, use luvas ao manusear a caixinha e lave bem as mãos depois;
- Cozinhar muito bem a carne e lavar as verduras;
- Evite deixar o gatinho se aventurar por aí, assim, diminuem as chances dele contrair o parasita;
- Para manusear a terra, utilize luvas e lave bem as mãos após;
- Não forneça carne crua ao bichano, apenas cozida ou ração;
- Após fazer carinho no peludo, lave bem as mãos
É fundamental que o gato seja examinado periodicamente pelo médico-veterinário, com o intuito de prevenir e identificar a doença precocemente.
Agora que você já sabe que gato pode ficar perto de grávida e são necessárias algumas práticas básicas de higiene, acesse o Blog da Petlove para mais dicas sobre saúde e comportamento de gatos!
Compartilhe esta matéria!