Muito popular em todo o Mundo, o abacaxi é originário da América do Sul. A suculenta fruta apresenta diversos benefícios para nós humanos, como o aumento da imunidade e melhora da digestão. Se você deseja oferecer os nutrientes desse alimento para o seu pet, é melhor antes entender se gato pode comer abacaxi. Veja a resposta aqui!
Gato pode comer abacaxi?
Gato pode comer abacaxi? A resposta é: sim! A fruta não contém substâncias tóxicas para os bichanos, mas devemos ter certos cuidados na maneira de fornecê-la, como, por exemplo, na quantidade.
A fruta contém diversos benefícios para os pets, porém, Marina Rodrigues, médica-veterinária do time de Pet Experience (PX), da Petlove, ressalta que não há comprovação de que esses benefícios se aplicam aos bichanos, visto que o indicado é que eles consumam pequenas porções da fruta esporadicamente.
Benefícios do abacaxi para gatos:
- Vitamina C: ótimo antioxidante e fortalecedor da imunidade;
- Vitamina B6: participa de diversas reações do organismo;
- Magnésio e potássio: minerais importantes no funcionamento cardíaco.
Mesmo que os felinos possam comer abacaxi, devemos lembrar sempre que a sua dieta deve ser à base de proteínas, e uma ração para gatos já serve isso de forma balanceada. Além disso, a médica-veterinária alerta que é preciso regular a quantidade de fruta a ser fornecida, pois o abacaxi é rico em um açúcar chamado frutose, que pode ser prejudicial ao pet.
Como dar abacaxi para gato?
Além de termos cuidado na quantidade, ao servir o abacaxi para gato, precisamos certificar-se de que toda a casca foi removida, e também cortar a fruta em pequenos pedaços para facilitar a mastigação.
A quantidade de abacaxi que o gato pode comer, como vimos, não pode ser em excesso. “Devemos seguir a regra dos 10%,ou seja, não exceder os 10% das calorias diárias que ele ingere por dia e não fornecer com frequência, dar apenas para matar a vontade do pet”, explica Marina.
Para gatos diabéticos, devemos oferecer quantidades ainda menores do que para felinos que não têm a doença. Porém, segundo Marina, o melhor é evitar servir essa fruta para o bichano que tem diabetes.
O que achou de saber se gato pode comer abacaxi? Conta pra gente nos comentários se o seu bichano já comeu a fruta! Confira mais dicas sobre nutrição de felinos em nosso blog.