Por Carla Moreira, Médica veterinária
Parasitas externos são muito comuns em gatos e cachorros, principalmente pulgas e carrapatos. Além da coceira e alergia, esses parasitas transmitem doenças que podem ser graves para os pets. Os produtos para tratar e controlar as infestações de pulgas e carrapatos são variados, com preços acessíveis e bons resultados.
No entanto, os carrapatos são mais comuns nos cães do que nos gatos, tornando os bichanos menos predispostos aos parasitas transmitidos por esses artrópodes. Os felinos podem ter resistência inata ou desenvolverem adaptação às infecções, padrões que podem comprometer a transmissão e o desenvolvimento dos hemoparasitos. Ainda devemos considerar o hábito de limpeza dos gatos, que limpam o corpo todo com suas lambidas, utilizando sua língua áspera, capaz de arrancar os carrapatos do seu corpo.
Mas pode dizer que gato pega carrapato? O PeritoAnimal elaborou este artigo respondendo a várias dúvidas dos tutores de felinos, com dicas de produtos para prevenção contra carrapatos. Não fique por fora do assunto! Aprenda mais sobre esses parasitas e dê adeus às coçadinhas dos bichanos.
Por que gato não costuma pegar carrapato?
Antes de começarmos a explicação é importante colocar que mesmo com todas as suas características, os gatos podem ter carrapatos sim! E podem ficar muito doentes por causa disso. Ainda não existe uma explicação segura sobre o assunto, mas acredita-se que os gatos possam ter uma resistência natural aos parasitas ou talvez tenham desenvolvido algumas adaptações que evitam as infecções.
Outra hipótese é que o gato costuma se lamber diariamente, limpando seu pelo de toda sujeira e parasitas grudados em sua pelagem e pele, utilizando a aspereza de sua língua para tal. Esse mecanismo pode ser eficaz contra os carrapatos, mas não consegue conter uma infestação por pulgas.
Como saber se meu gato está com carrapatos?
O gato com carrapato se mostra muito desconfortável, lambendo o local onde o parasita se encontra. A coceira também pode estar presente, deixando o bichano irritado e sem vontade de brincar. Dar uma olhada na pelagem do animal diariamente ao fazer carinho nele pode ajudar a detectar possíveis anormalidades. Além disso, a escovação também auxilia na eliminação desses artrópodes.
Como eliminar carrapatos em gatos
A forma correta de eliminar os carrapatos dos gatos é utilizando produtos específicos para isso. Não puxe o carrapato com pinças ou com os dedos, pois eles podem deixar parte do seu aparelho sugador na pele do bichano, causando reações alérgicas. Além disso, o ato de retirar o carrapato e esmagá-lo faz com que seus ovos se espalhem pelo ambiente, resultando em grande infestação.
Citaremos agora alguns medicamentos que podem ser utilizados para livrar os gatos desses parasitas:
- Front Line TopSpot: é um óleo de fipronil que deve ser aplicado na nuca do gato, local de difícil acesso para que o gato fique lambendo o medicamento. Sua ação é eficaz contra pulgas e carrapatos. É um produto bastante seguro para gatos, inclusive filhotes com mais de 4 semanas de vida e fêmeas prenhas.
- Bravecto: o Bravecto é um antipulgas e anticarrapatos para gatos em formato de comprimido mastigável. Essa é uma opção relativamente nova no mercado, mas que já tem feito sucesso, pois conta com um diferencial notável: a boa durabilidade dos efeitos. Apresenta proteção por até 12 semanas, o que é considerado um tempo longo de ação do produto.
- Advocate: é uma opção de remédio em pipeta, com aplicação prática e ação imediata. Sua eficácia dura até 4 semanas e ele pode ser utilizado em gatos filhotes (a partir de 9 semanas de vida).Um diferencial do Advocate é que ele não previne somente pulgas e carrapatos, mas também ácaros das sarnas otodécica, sarcóptica e demodécica e vermes intestinais.
- Revolution: é um antiparasitário da marca Zoetis. Vem em formato de pipeta e deve ser aplicado na região entre a nuca e as escápulas do gato, de maneira que ele não consigo lamber o produto. Tem duração de até 30 dias após a aplicação e pode ser utilizado em fêmeas lactantes e gestantes, além de filhotes com mais de 12 semanas.
Carrapato transmite doença para o gato?
Infelizmente sim! Os carrapatos podem transmitir doenças graves aos bichanos, causadas por micro-organismos como a Ehrlichia spp., Mycoplasma spp., Babesia spp. e Cytauxzonn felis. Essas doenças são caracterizadas por anemia, fraqueza, debilidade, apatia, falta de apetite e febre.
O diagnóstico precoce é muito importante, pois dependendo da fase de diagnóstico da doença, o animal pode não resistir. Casos mais graves podem necessitar de internação, transfusão sanguínea e uso de antibióticos sistêmicos, além de tratamento de suporte como a administração de fluidos intravenosos.
Se deseja ler mais artigos parecidos a Gato pega carrapato?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.
Bibliografia
- Pereira, D.A. Prevalência de hemoparasitoses em felinos domésticos da micro região de Uberlândia, Minas Gerais, Brasil e correlação com variáveis epidemiológicas. Universidade Federal de Uberlândia, 2018. Disponível em https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/24578/1/PrevalenciaHemoparasitosFelinos.pdf. Acesso em 19/09/2024.
- Coelho, P.C.M.S, Angrimani, D.S.R., Marques, E.S. Micoplasmose em felinos domésticos: revisão de literatura. Revista Científica Eltrônica de Medicina Veterinária, 2011. Disponível em https://faef.revista.inf.br/imagens_arquivos/arquivos_destaque/xVSGYVN1yT1a0Ll_2013-6-26-11-2-7.pdf. Acesso em 20/09/2024.