Por Carla Moreira,
Quem gosta de pets certamente já passou pela situação de encontrar algum animalzinho abandonado na rua e querer levar para casa. Nem sempre podemos fazer isso, mas podemos ajudá-los de alguma forma, seja alimentando ou cuidando deles até que sejam adotados. O importante é não fecharmos os olhos para quem precisa de uma ajudinha, podendo também ser uma grande oportunidade de conquistar uma nova amizade e conhecer um amor verdadeiro e que não exige nada em troca!
Costumo dizer que quem não gosta de gatos é porque nunca teve a oportunidade de conviver com um bichano. É impossível não se apaixonar por eles! São animais fascinantes, independentes e extremamente carinhosos. E diferentemente do que algumas pessoas acreditam, ele não é interesseiro e nem gosta somente da casa. Os gatos se apegam aos tutores sim! E alguns chegam a ficar deprimidos quando ficam longe das pessoas que cuidam deles. Encontrar um gatinho na rua pode significar uma grande sorte para quem o encontrou, pois será uma oportunidade de conhecer um novo amor, com lambidas carinhosas e miados de afeto.
Se você já encontrou um gatinho na rua e não o levou para casa com medo de não saber cuidar ou de não conseguir criá-lo da forma adequada, achando que ele daria muito trabalho, você precisa ler este artigo sobre o que fazer se encontrar um gato abandonado!
O PeritoAnimal apoia totalmente a adoção de animais de rua e abandonados e elaborou este texto para ajudar as pessoas que querem dar um novo lar a um gatinho encontrado na rua. Não deixe de se informar sobre detalhes importantes sobre a convivência com um novo bigodudo de estimação!
Também lhe pode interessar: Cuidar de um gato em 10 passosÍndice
- Encontrei um gato abandonado, o que fazer?
- Cuidados com o gato abandonado
- Posso adotar um gato abandonado?
Encontrei um gato abandonado, o que fazer?
Quando encontramos um animal abandonado, temos uma missão bastante nobre que podemos ou não desempenhar. Claro que cabe a cada um de nós decidir o que fazer, mas acudir o bichinho é a alternativa mais digna.
A primeira atitude a ser tomada ao encontrarmos um gato abandonado, seja ele adulto ou filhote, é tentar resgatá-lo com muito cuidado. Pode ser que ele esteja com medo, assustado e tente fugir ou arranhar ao ser manipulado. Você precisa inicialmente passar segurança para ele, seja acariciando ou oferecendo algum alimento.
Não tente se aproximar muito rapidamente ou segurá-lo sem que ele esteja tranquilo, pois isso pode causar ferimentos em você e no bichano. Caso ele esteja machucado, o contato exige mais cuidado ainda. O gatinho deverá ser manipulado com muita delicadeza para que não sinta dor.
Utilize uma caixa de transporte ou de papelão para retirá-lo do local, pois ele se sentirá mais confortável e seguro em um ambiente menor e sem outros animais e pessoas por perto. A caixa de papelão é uma das favoritas dos gatos e deverão ser recortados alguns furos nela para que ele possa respirar tranquilamente dentro dela.
Algum petisco pode fazer o gatinho entrar na caixa com mais facilidade, sendo um bom atrativo para ele, principalmente se estiver com fome. Leve-o para casa e coloque-o em um lugar fechado, como um quarto ou escritório, sem outros animais ou pessoas, e deixe ele conhecer o ambiente, para que se sinta seguro. Ofereça algum alimento e água e observe se ele possui algum ferimento. Passada essa etapa, o gatinho pode ser levado para uma visita ao médico veterinário, que fará um exame incial para saber se o animal está precisando de algum cuidado especial.
Cuidados com o gato abandonado
Pode ser que o gato que você encontrou esteja perdido ou não tenha um lar mesmo. Em qualquer situação, retire o animal de áreas de risco, como pistas ou locais onde possa sofrer maus tratos. Caso ele esteja machucado ou seja muito jovem (filhote), leve-o imediatamente para ser avaliado por um médico veterinário, que passará as instruções dos primeiros cuidados com o gatinho ferido ou bebê.
Mas se ele for um gato aparentemente saudável, você pode levá-lo para casa e começar a tomar algumas providências antes de agendar uma consulta para ele. O primeiro cuidado a ser tomado é alimentar o bichano. Ofereça ração para gatos ou algum petisco como um pedaço de peito de frango sem tempero ou carne cozida, ambos podem estar misturados com arroz. Um pouco de leite também pode ser útil para estimular o gatinho a beber líquidos. Mas não dê muito leite, pois ele pode não estar acostumado com esse alimento e ter problemas intestinais.
Deixe o novo integrante da família em um ambiente pequeno no primeiro dia, para que ele se acostume mais rapidamente e se sinta mais seguro. Coloque uma caixa com areia sanitária para que ele possa fazer suas necessidades no local correto e mostre para ele onde está o seu banheiro.
Deixe uma vasilha com água fresca ao alcance dele, assim como um pouco de alimento. Pode ser que ele não queira comer imediatamente, mas assim que se sentir mais seguro, certamente procurará algo para mastigar. Uma caixa de papelão pode ser bastante útil para ele se abrigar nos primeiros dias, pois gatos gostam de se aninhar em locais pequenos e mais escuros. Administre um vermífugo próprio para gatos assim que conseguir manipular o animal com mais segurança, para evitar que ele arranhe ou morda quem for dar o remédio.
Caso o gatinho seja filhote, talvez seja necessário dar leite com o auxílio de uma mamadeira específica para gatos, que pode ser encontrada em lojas de produtos para pets. O leite pode ser uma fórmula pronta específica para filhotes ou pode ser preparado em casa, com o uso de leite de vaca, conforme a receita abaixo:
- 500 ml de leite integral de vaca
- ½ caixa de creme de leite (sem soro)
- 30 gotas de complexo B
Ofereça o leite levemente morno na mamadeira a cada 2 ou 3 horas e mantenha o filhote aquecido, pois eles têm dificuldade para manter a temperatura corporal nos primeiros dias de vida. E não se esqueça de levá-lo ao médico veterinário assim que possível para que seja avaliado e outros cuidados sejam orientados.
Posso adotar um gato abandonado?
Sim! A adoção de animais é um ato de amor e compaixão muito grande! E quando todos os cuidados são tomados, os riscos de transmissão de doenças são mínimos. Retire o bichano da rua, leve-o ao médico veterinário, tome todas as precauções indicadas pelo profissional que o atendeu e viva um amor diferente, cheio de carinhos, miados e esfregadas amorosas!
Se pretende ler mais artigos parecidos a Gato abandonado: o que fazer e como cuidar?, recomendamos que entre na nossa categoria de Cuidados básicos.