Cultura

Fundação Ecológica Cristalino inicia esta semana

A Fundação Ecológica Cristalino inicia esta semana o projeto "Histórias da Floresta", voltado para crianças de 05 a 08 anos de escolas públicas de Alta Floresta. Inspirado nas histórias infantis sobre a Amazônia da autora Lynne Cherry, o projeto tem o objetivo de promover a leitura e a educação ambiental através de histórias sobre a relação entre as árvores e os bichos que vivem na floresta Amazônica. Através do teatro, leitura e da oralidade, a proposta é ajudar a formar pessoas engajadas na proteção da floresta Amazônica e  na transformação da realidade dos povos que vivem na região amazônica.

Num roteiro cheio de fadas, bichos, índios e livros, as educadoras ambientais: Mariana dos Santos Silva, Maísa Barbosa Lauton e Jhennifer Stefany da Silva Borges usam um cenário mágico da floresta amazônica numa história de aventuras dos bichos da floresta com um homem disposto a derrubar uma das maiores árvores da floresta Amazônica, a Sumaúma( (Ceiba pentandra). O imaginário dos povos da floresta sempre trouxe histórias sobre esta árvore, que chega a atingir até 60 metros de altura e tronco de até três metros de diâmetro.

A Sumaúma consegue retirar a água das profundezas do solo amazônico e trazer não apenas para abastecer a si mesma, mas também pra repartir com outras espécies que estão a sua volta. É conhecida como a “árvore da vida” ou “escada do céu”. Os indígenas consideram-na “a mãe” de todas as árvores com poderes mágicos, protegendo inclusive as demais árvores e os habitantes da floresta.

A bióloga e coordenadora de Educação Ambiental da Fundação Ecológica Cristalino – FEC, Mariana dos Santos da Silva  explica que a atividade de contação de histórias sempre foi muito importante para  transmitir costumes, valores, experiências, que passadas de pais para filhos, mantém tradições e culturas até os dias de hoje. Assim, as narrativas servem para acumular, armazenar e transmitir conhecimentos. Além disso, Toda a fantasia que as histórias carregam, auxiliam a criança na sua forma de entender, conviver, interagir e agir no mundo.

A presidente da FEC, Vitória Da Riva conta que quando criança a contação de histórias marcou muito a sua vida e a fez gostar de ler livros e mergulhar no universo mágico das narrativas.  Assim deseja que o mesmo aconteça com as crianças de Alta Floresta e toda a região, com este novo projeto da FEC.

A agenda do projeto "Histórias da Floresta" começou nesta terça-feira, dia 09/10 na escola  Mundo Novo. No dia 19/10, a equipe de Educação Ambiental da FEC estará na Escola Ouro Verde, no dia 23/10 na Escola Vicente Francisco e no dia 26/10 na Escola Jardim das Flores. No dia 30/10 o projeto atende as crianças do abrigo Pinardi. São parceiras do projeto : Fabiane Bilibio (MakeUp), Studio Carla Souza e Vanessa Bispo Fotografias

 

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Cultura

Paul McCartney se apresenta em abril no Recife

– No fim de semana uma pessoa ligada à produção me ligou, mas não conseguimos nos falar. Na noite de
Cultura

Ópera Vox em “Acordes Femininos”

A apresentação foi especialmente elaborada para o encerramento da entrega da etapa estadual do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios, e