Localizado em Nova Mutum (241 km de Cuiabá), o frigorífico Excelência é uma empresa especializada em abate de suínos e industrialização de produtos derivados. A marca, famosa no estado, vem conquistando os clientes com a alta qualidade de seus produtos.
O Frigorífico Excelência foi inaugurado em 13 de fevereiro de 1998, com 21.250 m² de área construída, gerando atualmente cerca de 3.000 empregos diretos e indiretos. Sua capacidade instalada é para abater 3 mil animais/dia, aproximadamente 350 animais/h.
Tem capacidade para desossar 250 animais/h e o setor de industrializados tem capacidade para produzir 100 toneladas/dia, divididos em produtos frescais, cozidos e temperados. Há uma fábrica própria de ração com produção aproximada de 126.000 toneladas/ano.
“A maior granja de circuito completo que tem no Brasil hoje é da Excelência. Nós produzimos desde a genética até o animal pronto para o abate. Nossos animais só consomem ração vegetal, sem nenhum tipo de proteína de carne”, destacou o presidente Lauro Tabachuk Júnior ao Circuito Mato Grosso.
Pertencente ao grupo Mundial, a granja do frigorífico Excelência faz parte dos 5% de granjas no mundo com status sanitário positivo. “Não temos doenças dentro da granja, por não entrarem animais, só saírem, por conta da nossa produção genética, nós temos um status muito elevado. Temos todo o cuidado, desde a matéria-prima, o manejo, tudo, para que não tenha nenhuma doença”, pontuou Tabachuk.
Para garantir o controle do processo desde a granja até a mesa do consumidor, está implementado o Programa de Rastreabilidade, que trata do registro, identificação e monitoramento de todas as etapas, com o intuito de permitir rapidamente o resgate do histórico do produto e do seu processo de produção.
O frigorífico ocupa a segunda posição no Estado de Mato Grosso em volume de abate de suínos. E a 12ª posição no Brasil em volume de abate. A previsão de comercialização em 2017 é de aproximadamente 462.000 animais, segundo o presidente.
“Para o mercado interno temos cortes congelados, miúdos congelados, produtos salgados, industrializados e cortes temperados. Também aptos à exportação, os produtos Excelência são exportados para países da América Latina, Leste Europeu e Ásia; dispondo de cortes congelados, miúdos e outros”.
Atualmente 980 colaboradores recebem diversos benefícios como assistência médica, convênio odontológico, convênio com farmácias, seguro de vida em grupo, associação dos funcionários, refeitório na empresa, academia, loja de produtos, entre outros.
“Nossa equipe técnica conta com um doutor em Sanidade Animal, três médicos veterinários, um especialista em gestão de custo, um engenheiro de Segurança do Trabalho e um engenheiro ambiental”, completou Tabachuk.
Produtos Excelência
“Atualmente temos três linhas distintas de produtos, e deixamos bem claro que atendemos todos os consumidores: Linha Tradicional (habituados com o produto, sabem da praticidade, para os restaurantes, empresas maiores), Linha Churrasco (porção menor, com produtos temperados, que é prático para a pessoa chegar em casa, colocar no forno e comer) e Linha Premium (feita de forma artesanal, com carnes selecionadas para atender a toda a família)”.
Carne de alta qualidade
Com os avanços tecnológicos empregados pelos suinocultores brasileiros, a carne suína perdeu em geral 10% do seu colesterol, 14% de calorias e 31% de gorduras nos últimos anos, segundo o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa, 2013).
A carne é uma excelente fonte de vitamina B6, fósforo, proteína, zinco e potássio, que fazem bem à saúde. Segundo a Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS), o filé mignon suíno, a bisteca, o carré, o lombo e a costelinha possuem menor teor de gordura que a sobrecoxa de frango sem pele.
Para conhecer a linha de produtos da marca, basta acessar o site: www.excelenciamt.com.br