Economia

Fiscalização encontra irregularidades em balanças de Latam e Azul

Irregularidades na balança de duas companhias aéreas foram encontradas durante fiscalização realizada no Aeroporto Internacional Marechal Rondon, na última quarta-feira (4). A vistoria foi motivada após denúncia recebida pelo Ministério Público Estadual (MPE). Conforme a fiscalização, os erros poderiam alterar o peso das bagagens, causando dano ao consumidor.

A fiscalização foi feita por agentes do Procon estadual e do Instituto de Pesos e Medidas (Ipem), a pedido do MPE. Ao total, foram vistorias 20 balanças nos guichês de check-in. Três delas apresentaram infrações.

Na companhia Azul Linhas Aéreas, duas balanças apresentaram irregularidades: uma estava com o display danificado, ou seja, o dígito numérico apagado. Outra foi interditada por erro de pesagem, causando dano ao consumidor. A empresa Latam também teve uma balança interditada pelo mesmo motivo.

A gerente de Fiscalização, Controle e Monitoramento de Mercado, Elisiane Guibor, informou que uma das balanças foi reprovada por erro de pesagem de aproximadamente 2kg acima do permitido, em prejuízo do consumidor.

O superintendente do Procon, André Badini, destacou que a ação de fiscalização busca a proteção do consumidor, e observou que ambas as empresas serão autuadas pelo órgão fiscalizador. “As empresas serão autuadas e estarão sujeitas à aplicação das sanções previstas no Código de Proteção e Defesa do Consumidor", disse.

A Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) foi notificada a apresentar, no prazo de cinco dias, documentos para instruir o procedimento e apurar as responsabilidades.

Diante do caso, o Procon passou dicas aos consumidores, para que, ao efetuar a pesagem das malas, examine se existe o selo de verificação do Inmetro na balança.

“Também é essencial verificar se o visor está zerado antes de posicionar a bagagem e se a indicação do peso no visor, que deve estar disponível para o consumidor, corresponde ao mesmo valor indicado para o operador da companhia aérea. O consumidor deve, ainda, conferir se o peso da bagagem indicado na balança corresponde ao impresso na etiqueta e no comprovante de despacho da bagagem”.

Quem se sentir lesado também pode procurar a sede do Procon para registrar reclamações.

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Economia

Projeto estabelece teto para pagamento de dívida previdenciária

Em 2005, a Lei 11.196/05, que estabeleceu condições especiais (isenção de multas e redução de 50% dos juros de mora)
Economia

Representação Brasileira vota criação do Banco do Sul

Argentina, Bolívia, Equador, Paraguai, Uruguai e Venezuela, além do Brasil, assinaram o Convênio Constitutivo do Banco do Sul em 26