Circuito Pet

Fim de Ano Sem Estresse: O que fazer quando um cachorro tem medo de fogos?

Aqui, nós temos uma preocupação muito grande com os pets na virada do ano, afinal, é fácil encontrar um cachorro ou gato que fica apavorado com a queima de fogos no Réveillon.

Pensando no bem-estar dos bichinhos, nós trouxemos este ano a campanha Fim de Ano Sem Estresse, com conteúdos e dicas sobre como você pode garantir uma celebração sem sustos para o seu filho de quatro patas.

A prevenção é sempre o melhor jeito de cuidar da saúde do seu pet, então, não deixe de ler nosso post sobre como identificar se o seu cachorro ou gato tem medo de fogos, e de aprender a como se preparar para que caninos e felinos domésticos comecem o ano tranquilos.

O que fazer e não fazer no dia 31

Uma prevenção caprichada vai reduzir bastante a chance do seu cachorro ter uma crise de ansiedade ou ficar apavorado na hora do foguetório, porém, é sempre bom saber o que pode e o que não pode ser feito caso o peludinho se desespere na hora H.

A dica mais simples (e que costuma funcionar bem) é apenas seguir agindo naturalmente. Cumprimente os familiares, vá pegar mais um pouco de comida ou bebida, envie uma mensagem para alguém pelo celular etc. Ao mostrar que você não está nem um pouco preocupado com o barulho e as luzes vindos de fora, o cachorro tende a se sentir mais tranquilo e confiante de que está tudo bem.

Demonstrando calma, certifique-se de que realmente o ambiente está isolando ao máximo os estampidos dos fogos e que as cortinas estão bem fechadas. Quanto menor for o barulho e a quantidade de flashes das explosões dentro de casa, mais fácil será para o cão recuperar a calma.

Diga a todos que estão em casa para não acariciar ou agradar o cachorro enquanto ele estiver desesperado. Isso pode funcionar como um reforço positivo e aumentar a insegurança dele. Caso o cão procure se esconder, por exemplo, debaixo da cama, deixe o bichinho lá e não force sua saída. O local escolhido por ele funciona como um abrigo e ajuda a deixá-lo mais relaxado.

Jamais medique o seu filho de quatro patas sem prescrição médica, pois é grande o risco de você causar problemas para a saúde do peludinho. Caso o cachorro se machuque na hora de se proteger dos fogos, procure imediatamente uma ajuda médica veterinária emergencial.

Não considere esperar pelo outro dia, pois ferimentos e quedas podem esconder problemas mais sérios e quanto antes o doutor cuidar do pet, mais chances ele terá de ficar bem rapidamente.

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar