O curta metragem ‘Caminhos Ciganos’, selecionado no Edital Audiovisual 2021, da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), está em fase final de produção e deve ser lançado no segundo semestre deste ano.
O filme traz uma abordagem sobre culturas e identidades ciganas do Brasil, Portugal e França, frutos de uma viagem do diretor Aluízio de Azevedo, que é da etnia Calon.
O diretor conta que a viagem de produção do curta metragem também foi uma busca pelo fortalecimento de sua identidade e ancestralidade. Percorrendo comunidades, conviveu com personagens e cotidianos, vivenciou manifestações culturais, modos de vida e tradições, além de captar as emoções dos encontros de pessoas que vivem em países diferentes e separadas por muito tempo.
“O filme traz uma narrativa poética e intimista. Em 2017, percorremos inúmeras cidades, cruzamos e conversamos com personagens marcantes que encantam pela visão, sabedoria e simplicidade. Nas conversas, eles contam como acontecem suas relações com os não-ciganos, a hibridação e/ou a manutenção das identidades”, pontua.
Após o lançamento, o projeto deve iniciar um circuito de exibições presenciais para as comunidades ciganas que participam, nos municípios de Tangará, Rondonópolis e Cuiabá. Também conta a criação de uma plataforma digital para divulgar informações do filme.