DESTAQUE 3 Economia

Fiemt recebe delegação da embaixada do Irã em busca de cooperação comercial

Com histórico de mais de 120 anos de relação comercial com o Brasil e com objetivo de ampliar a parceria comercial com Mato Grosso, o embaixador da República Islâmica do Irã no país, Abdollah Nekounam Ghadiri, visitou a Federação das Indústrias de Mato Groso (Fiemt) na tarde desta quarta-feira (07).

Em reunião com Silvio Rangel, presidente da Fiemt, a delegação do país persa demostrou interesse em ampliar o relacionamento com o setor frigorífico mato-grossense, segmento de extrema importância para a cadeia agroindustrial do estado. Atualmente, conforme o Observatório da Indústria da Fiemt, o estado possui 89 plantas frigoríficas em atividade.

“A Fiemt está sempre aberta para novas parcerias e nosso segmento industrial, com destaque para agroindústria, está em constante expansão e tem grande potencial de ampliar nossas relações de cooperação. Visitas como essa são muito importantes e temos interesse em criar uma ponte de conexão mútua”, finalizou Silvio Rangel.

A relação entre Mato Grosso e o Irã tem se desenvolvido significativamente nos últimos anos, principalmente através do comércio de commodities agrícolas. Aliás, Mato Grosso é o estado que mais exporta para o país, e este é um dos motivos pelos quais foi a primeira unidade federativa a ser visitada pelo embaixador.

“Podemos ter relações mais profundas do que apenas comercial. Queremos estreitar nossas relações e estabelecer uma cooperação entre os setores industriais, de tecnologia e biotecnologia entre Mato Grosso e o Irã, numa colaboração onde todos serão beneficiados”, afirmou o embaixador.

Juntamente com o embaixador, participaram da reunião o segundo secretário e vice-embaixador, Amin Esmaeilpour Heravan, a assessora da Unidade de Assuntos Internacionais do Governo de Mato Grosso, Karina Colet, e a equipe de Internacionalização do Sistema Fiemt, Antônio Lorenzi, Guilherme Junglaus e Giulia Anchieta.

João Freitas

About Author

Você também pode se interessar

Economia

Projeto estabelece teto para pagamento de dívida previdenciária

Em 2005, a Lei 11.196/05, que estabeleceu condições especiais (isenção de multas e redução de 50% dos juros de mora)
Economia

Representação Brasileira vota criação do Banco do Sul

Argentina, Bolívia, Equador, Paraguai, Uruguai e Venezuela, além do Brasil, assinaram o Convênio Constitutivo do Banco do Sul em 26