Em Mato Grosso, um novo software vai oferecer apoio à gestão e mapeamento colaborativo do setor cultural nos municípios. Contemplada no edital MT Criativo da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT), a plataforma "Perfil Cultural – Ferramenta de Mapeamento de dados e indicadores culturais" visa contribuir na implementação de políticas públicas.
A ferramenta digital, que é desenvolvida pelo consultor cultural Adriano Souza e pela produtora cultural Silvia Machado, possui recursos para levantamento de dados dos artistas e profissionais da cultura e para emissão de relatórios internos de gestão.
“A plataforma Perfil Cultural possui a vantagem de atuar no âmbito local, fornecer dados e emitir relatório de indicadores culturais do próprio município”, destaca o consultor cultural, Adriano Souza.
Adriano explica ainda que o perfil da plataforma é colaborativo, em que os dados serão atualizados tanto pela gestão municipal quanto pelos profissionais da cultura do município.
“São recursos que possibilitam maior transparência das ações executadas e uma comunicação direta com os profissionais cadastrados, seja para participação em eventos, convocatórias para fóruns ou divulgação comunicados oficiais”, complementa.
Conhecendo a Plataforma
Gestores, servidores, produtores culturais e artistas de todo o Estado poderão conhecer o Mínimo Produto Viável (MVP) da plataforma em evento online que será realizado na próxima quinta-feira (03.11), às 18h30.
Durante a apresentação, os participantes poderão ainda sugerir ajustes para melhor funcionalidade do sistema digital.
Os interessados devem se inscrever antecipadamente por meio do formulário (link aqui).
Para implantar a plataforma, a adesão ao software será efetuada por meio da compra de licença de uso pela Prefeitura Municipal e a customização será feita de acordo com a identidade visual do contratante, cuja equipe receberá treinamento técnico. O perfil de mapeamento pode ser incluído em outras pastas integradas à cultura, como esporte, lazer e turismo.