Cidades

Feira Internacional de Turismo do Pantanal segue até domingo (24)

Na noite desta quarta-feira (20), A Feira Internacional de Turismo do Pantanal (FIT Pantanal), foi aberta pelo Governador Pedro Taques e o secretário adjunto de Turismo da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec), Luis Carlos Nigro. Autoridades de países que compõe a Zona de Integração do Centro-Oeste Sul-Americano fizeram a abertura da feira de negócios no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá.

Durante os quatro dias de feira, palestras, feiras gastronômicas, apresentações culturais, espaço turismo e aventura (voltada para a prática de esportes radicais) e exposições de artesanatos podem ser prestigiados pelos visitantes. Nesta quinta e sexta-feira a feira estará aberta a partir das 18h até às 22h. No sábado e domingo os portões serão abertos a partir das 16h. O evento é gratuito para visitação.

Estão sendo vendidos durante a FIT, pacotes turísticos e viagens com até 50% de desconto. O objetivo é que a pessoas queiram conhecer as belezas naturais do Estado. As agências de turismo e companhias aéreas e hotéis oferecem o desconto para 16 municípios turísticos e só tem validade se adquirido durante o evento.

Participou da abertura da Feira, o Prefeito Mauro Mendes e o Governador do Estado, Pedro Taques. Ambos destacaram a importância do turismo como uma das formas de promover o desenvolvimento econômico dos Estados e países.

A FIT Pantanal é realizada pelo Governo do Estado, por meio da Sedec, e o Trade Turístico de Mato Grosso com o apoio do Ministério do Turismo e do Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur), Prefeitura de Cuiabá, Senac, Sebrae, Sesc, Fecomércio, além de outras entidades.

Zicosur 

Esta acontecendo também no Centro de Eventos do Pantanal, Paralelo a Feira Internacional de Turismo do Pantanal (FIT), o encontro da Zona de Integração do Centro Oeste Sul-Americano (Zicosur). O evento foi aberto ontem (20) e segue até esta quinta-feira (21). A integração entre os países Centro Oeste Sul-Americano é o principal tema da Zicosur.

120 pessoas da Argentina, Brasil, Bolívia, Chile, Paraguai e Peru estão presentes em Cuiabá para o encontro da Zicosur, além de representantes da China e do México. As pautas discutidas entre os países são sobre ações conjuntas de infraestrutura, turismo, cultura, segurança, saúde, entre outros. O corpo diplomático dos seis países formarão comissões temáticas, em que serão discutidas medidas conjuntas em grupos de trabalho.

Também estão sendo discutida a retomada de uma nova forma de escoamento da produção de Mato Grosso pelo Oceano Pacífico, ou seja, a Ferrovia Bioceânica, que tem como objetivo cruzar o País saindo do Porto Açu (RJ), passando por Goiás, Mato Grosso, Rondônia, Acre e chegando ao Oceano Pacífico pelo Peru.

No turismo, a elaboração de um mapa de atrativos turísticos dos Estados do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Santa Catarina estão sendo discutidos.  Além disso, a criação de um portal que permita a divulgação e a venda de pacotes turísticos presentes no mapa.

O presidente do Zicosur e intendente de la Región de Antofagasta no Chile, Valentín Volta Valencia, destaca que a integração Centro Oeste Sul-Americano é uma troca de informações e experiências. Valentín destacou ainda a importância de se construir um polo comercial e econômico em Mato Grosso.  
 

Fomento ao turismo

Representando os governadores do Brasil Central, o governador de Goiás, Marconi Perilo, discorreu sobre a integração dos estados da região na divulgação dos potenciais turísticos. “Nossos estados concentram juntos três ecossistemas, sendo o Cerrado, Pantanal e Amazônia e neste sentido Mato Grosso é o que melhor representa esta diversidade. Estamos nos integrando a Mato Grosso para potencializar a divulgação dos nossos atrativos”.

O governador do Departamento de Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia, Ruben Aguilera, falou da integração entre as regiões para fomentar o turismo pelo Oeste do continente americano. “Estamos tão perto e muitas vezes tão longe. Esta integração é de suma importância. É uma oportunidade preciosa”.

O presidente do Zicorsur, Valetin Valenza, do Chile, disse estar lisonjeado com a oportunidade de participar de uma feira tão importante para o turismo mundial. “Vejo este evento de grande importância não só para a América Latina, mas para o mundo, já que concentra belezas que atraem os olhos de todos os cantos”.

Programação

Com o tema “Turismo, um grande negócio”, a FIT terá rodadas de negócios e vários eventos como o Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo (Fornatur), os encontros da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH), de Guias de Turismo, dos Empresários de Turismo e dos Clubes da Melhor Idade, além de painéis temáticos, exposições e várias palestras voltadas ao setor.

A programação completa da feira você encontra no site www.fitpantanal.com.br . 

 

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Cidades

Fifa confirma e Valcke não vem ao Brasil no dia 12

 Na visita, Valcke iria a três estádios da Copa: Arena Pernambuco, na segunda-feira, Estádio Nacional Mané Garrincha, na terça, e
Cidades

Brasileiros usam 15 bi de sacolas plásticas por ano

Dar uma destinação adequada a essas sacolas e incentivar o uso das chamadas ecobags tem sido prioridade em muitos países.