Economia

Falta de chuvas desacelera plantio de soja no Paraná

O plantio de soja no estado do Paraná atinge 33%, segundo estimativa do Departamento de Economia Rural (Deral).A falta de chuvas tem sido um problema para os sojicultores no estado, que desaceleraram o cultivo. No município de Cornélio Procópio, no norte do estado, os trabalhos foram paralisados.O plantio de soja foi interrompido por falta de umidade do solo. Os produtores estão aguardando o retorno das chuvas para dar continuidade a operação de plantio. Estima-se que o plantio realizado (aproximadamente 1%) vem apresentando germinação irregular, relata o boletim do Deral. 

Em uma semana o crescimento foi de 13 pontos percentuais da semeadura da oleaginosa, uma vez que na semana anterior o percentual de plantio era de 20%. No mesmo período do ano passado a área plantada era de 34%, de um total de 4,9 milhões de hectares. Na primeira safra de 2014/15 a estimativa do Departamento é que ocorra um crescimento de 3% na área plantada, atingindo 5,05 milhões de hectares.

Não devem ocorrer chuvas nos próximos dias no Paraná, segundo dados expostos pelo Deral.Nas áreas mais ao sul e leste do estado a nebulosidade permanece mais persistente, o que dificulta uma elevação mais intensa da temperatura. No entanto, do oeste ao norte paranaense segue com tempo mais seco e quente. Não há previsão de chuvas, apenas chuviscos ocasionais entre a serra do mar e o litoral.

G1

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Economia

Projeto estabelece teto para pagamento de dívida previdenciária

Em 2005, a Lei 11.196/05, que estabeleceu condições especiais (isenção de multas e redução de 50% dos juros de mora)
Economia

Representação Brasileira vota criação do Banco do Sul

Argentina, Bolívia, Equador, Paraguai, Uruguai e Venezuela, além do Brasil, assinaram o Convênio Constitutivo do Banco do Sul em 26