O “Cargo” foi editado simultaneamente com a planta fabril localizada em Otosan, na Turquia, onde o caminhão também está sendo produzido. “Este já é um dos principais lançamentos do ano e representa um marco significativo no avanço da estratégia de globalização dos veículos comerciais da marca”, enfatiza Steven Armstrong, presidente da Ford Brasil.
O objetivo da montadora é oferecer uma plataforma global que atenda a uma melhor configuração e custo-benefício do segmento extrapesado, contudo, aliando conforto na cabine, desempenho, economia, robustez e tecnologia avançada.
Com esse caminhão a Ford passa a competir numa faixa de mercado de grande crescimento no Brasil, aliando assim a proposta do “GoFurther” – “de ir além para oferecer soluções mais eficientes”, como uma operação de destaque na participação ativa da linha de veículos comerciais como estratégia da Ford América do Sul.
“Trata-se de um veículo resistente, confiável e acessível, com padrão de qualidade global. Vamos assim oferecer um produto com alto desempenho e conforto, com ótima dirigibilidade e de economia operacional, com vantagens positivas ao operador, frotista e até mesmo autônomo” – afirma Oswaldo Jardim, diretor de Operações de Caminhões para a Ford América do Sul.
Na ampla tradição de fornecer um veículo robusto, o novo “Cargo” foi projetado para atender as necessidades de um segmento que tem amplas designações operacionais, exigindo um caminhão atualizado e competitivo.
“Trata-se de um produto com nova tecnologia, novo design e atributos para atender o mercado aquecido com a qualidade Ford”, informa Pérsio Briante, diretor-presidente da Extra Caminhões, distribuidora da Ford Caminhões em Mato Grosso.
O Extra Pesado Ford vem com um novo conjunto motriz desenvolvido especialmente para proporcionar máxima eficiência operacional, não só em consumo de combustível, mas também em performance e capacidade de carga.
O veículo foi intensivamente testado no Campo de Provas de Tatuí, no interior paulista, o único na América Latina equipado com laboratórios e pistas para o desenvolvimento de caminhões. Rodou também milhões de quilômetros em estradas da América do Sul, simulando o uso normal do produto nas suas diversas aplicações.
A Ford já produziu mais de 2 milhões de veículos comerciais na América do Sul, em mais de cinco décadas de operação. Na década de 80, com a linha Cargo, trouxe o primeiro caminhão mundial ao Brasil. Em 2011, lançou o Novo Cargo, com uma proposta de design inovadora e versões cabine leito.
Por Sandra Carvalho
Foto: Divulgação