Adriana Assunção
A exposição do Sansão Gigante, personagem da Turma da Mônica, registrou 19.146 visitantes durante os 16 dias em que esteve instalada na área externa do Museu do Rio e Aquário Municipal, localizado na Orla do Porto, em Cuiabá.
A exibição itinerante “Coelhadas Gigantes” ficou em cartaz na Orla do Porto entre os dias 7 e 22 de abril, sendo desmontada ontem, terça-feira (23), deixando saudade em quem passou por lá. A exposição foi um presente especial da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) para a capital mato-grossense, que comemorou 306 anos no dia 8 de abril — mesma data em que a instituição celebrou seus 60 anos de história.
Durante o período em que esteve aberta ao público, a Secretaria Municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico (SMTUR) realizou o projeto “Aquário com o Sansão”, que recebeu cerca de 60 crianças autistas da rede municipal de ensino — sendo 30 do CMEI Manoel de Barros e 30 da EMEB Antonia Tita. O Sansão Gigante também arrancou sorrisos das meninas de 6 a 14 anos em situação de vulnerabilidade econômica e social, atendidas pelo Programa Siminina.
Em Cuiabá, o Sansão Gigante utilizava o cordão de girassol, símbolo da campanha Abril Azul, reforçando a conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA). Para promover a inclusão, o projeto “Aquário com o Sansão” — alusivo ao mês de conscientização do autismo — contou com apoio do Núcleo da Primeira-Dama, do Centro Técnico de Educação Profissional (CETEP) e da própria Famato.
Durante a atividade, crianças típicas e neuroatípicas vivenciaram momentos especiais no aquário municipal, conhecendo mais de 600 peixes distribuídos em cerca de 22 espécies organizadas nos biomas da Amazônia, Pantanal e Cerrado. Elas também participaram de oficinas de pintura, com tinta guache, massinha e giz de cera, lanches em espaços de recreação e uma sessão de fotos com o personagem inflável Sansão Gigante.
A vereadora e primeira-dama Samantha Iris destacou a importância da união de esforços para proporcionar experiências de inclusão, lazer e aprendizado. “Acredito que este projeto mostra o quanto a parceria é importante. A Famato com a Prefeitura nos ajudou a receber as crianças da rede municipal. O CETEP trouxe os estagiários de terapia ocupacional e a Semob garantiu o transporte dos alunos. É importante mostrar quantos ganhos conseguimos com as parcerias”, destacou.
O gerente de marketing do Sistema Famato, Olyntho Neves, também enalteceu a colaboração com a Prefeitura de Cuiabá e destacou o uso do cordão de girassol pelo personagem — símbolo internacional que identifica pessoas com deficiências ocultas, como o autismo. “Estamos junto com a Prefeitura realizando reflexão e conscientização. Esse empoderamento da personagem Mônica, atrelado à força do Sansão, inspirou o projeto. Ela girou tão forte que arremessou seu Sansão até Cuiabá com uma flor de girassol, que representa as doenças ocultas, entre elas o autismo”, disse.
Foto Capa: Rennan Oliveira
Fonte: https://cuiaba.mt.gov.br