Retirada na noite desta segunda-feira (13) do Shopping Goiabeiras após um policial militar ameaçar registrar boletim de ocorrência por considerar as fotos ‘um atentado à família’, a exposição “Cinco Elementos do Cerrado”, do fotógrafo Tchélo Figueiredo, vai ser reaberta na inauguração do Espaço Silva Freire, da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/MT),dia 23 de junho, às 17h30.
Após o Circuito Mato Grosso divulgar em primeira mão a retirada repentina da exposição, dezenas de amigos e anônimos manifestaram solidariedade a Tchélo Figueiredo. “Algumas pessoas criticaram o meu trabalho, mas a quantidade de apoio à exposição foi maior”, afirmou agora a pouco o fotógrafo, vendo um lado positivo na repercussão. “Quem não sabia da exposição me ligou interessado em conhecer o trabalho”, conta.
O presidente da OAB/MT, Leonardo Campos também informou que a entidade não só convidou Tchélo Figueiredo para reabrir sua exposição durante a a inauguração do Espaço Silva Freire como o lançamento ocorrerá durante sessão do Conselho da OAB.
Leia mais: Nu ou Pelado: Fotógrafo é obrigado a retirar exposição de shopping
Flávio Ferreira, vice-presidente da OAB/MT, escreveu nas redes siciais:"Não quero ter a terrível limitação de quem vive apenas do que é passível de fazer sentido". Assim como Clarice Lispector, a OAB-MT defende a livre manifestação do pensamento".
Para Flávio, que é ator e diretor teatral, liberdade de expressão é o direito de todo e qualquer indivíduo de manifestar seu pensamento, opinião, atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, sem censura. "Não é razoável a censura. A censura não tem respaldo moral. Garantir a liberdade de expressão é a melhor forma de garantir à sociedade um elemento básico da democracia", acrescenta. É por este motivo, segundo o vice presidente, que a OAB-MT abre suas portas para receber a exposição 'Os cinco elementos do cerrado' do fotógrafo Tchelo Figueiredo, na galeria Silva Freire. Somos a favor da liberdade de expressão!"
Contraponto
Sobre esta manifestação, a internauta Jussara Ribeiro escreveu: "Agora sim, está no lugar certo! Quem quiser ver a exposição vá até a OAB! Ninguém pode proibir! Agora não posso deixar de ir a um lugar público pq não quero que meus netos se deparem com figuras que eu não possa explicar e que nem eles possam entender! Parabéns OAB pela iniciativa!"