Com crise na produção do mercado internacional, principalmente dos Estados Unidos, a exportação de algodão produzido em Mato Grosso deve ter um aumento de 79%, na safra 2022/23. A estimativa é que sejam exportadas 1,71 milhão de tonelada da pluma.
O volume atual projetado para mandar para o exterior é o maior em relação as últimas cinco safras. Os dados são do projeto Rentabilidade no Meio Rural de Mato Grosso, divulgado no fim de agosto neste ano.
Inicialmente, a expectativa era de redução da produção devido ao atraso na semeadura da soja. No entanto, com o alongamento das chuvas e uma boa distribuição ao longo do ciclo de desenvolvimento da cultura, a produção foi estimada 22,61% maior que a safra 2021/22.
O relatório aponta que o grande volume de exportação é justificado pela maior produção da pluma no estado e a falta de oferta mundial, que foi retraída em função de mudanças climáticas, em especial nos EUA, o que tende a aumentar a demanda pela pluma brasileira.
Consumo em MT e no Brasil
A previsão é que sejam consumidas 25,86 mil toneladas em Mato Grosso, que representa um aumento de 4,62%. No restante do país, o volume deve atingir 513,89 mil toneladas, um incremento de 3,74%, ante a safra 2021/22.