DESTAQUE 4 Economia

Expoagro 2024 é muito mais que shows musicais

Edição deste ano vai de 11 a 21 de julho com feira comercial, congresso técnico, rodeio, competição hípica, leilões, gastronomia e parque de diversões, entre outros atrativos

Por Assessoria/Dialog

Embora a realização de shows com dez cantores nacionais seja um dos pontos altos da Expoagro 2024, a programação do evento organizado pelo Sindicato Rural de Cuiabá inclui muito mais atrações. O evento, que ocorre de 11 a 21 de julho no Centro de Eventos Senador Jonas Pinheiro, engloba um congresso técnico, a feira comercial, leilões, rodeio, competições hípicas, parque de diversões, cursos gratuitos de qualificação, vitrine de animais, gastronomia e opções de lazer para a família.

Esse conceito mais amplo, que atrai outros públicos além do produtor rural, é uma das características únicas da Expoagro, explica o presidente do Sindicato Rural de Cuiabá, Celso Nogueira. “Nosso evento reflete a realidade da capital, que tem serviços, indústria e agro. Por isso, nossa programação é mais abrangente e tem uma função social muito forte”, observa Celso.

Um dos pontos altos da Expoagro 2024 é a feira comercial de produtos e serviços dos setores da indústria, do comércio e do agro. A visitação aos estandes ocorrerá de 11 a 21 de julho das 9h às 22h. Mais de 200 marcas serão expostas neste ano.

Outro eixo importante da Expoagro é o congresso técnico “Fórum das Cadeias Produtivas”, que somará seis dias de debates em 2024. Em pauta, mercado internacional, inovação, sustentabilidade, pecuária, agricultura, marketing e gestão de pessoas. A curadoria técnica do fórum será novamente realizada pela faculdade de Zootecnia da UFMT, por meio do projeto Conect Zoo. 

A programação ainda está sendo finalizada, mas alguns nomes já foram confirmados. É o caso do cientista político Fernando Schüler, da zootecnista Renata Erler e do professor especialista em pastagens Rafael Reis.

O tradicional Rodeio da Expoagro também foi ampliado neste ano: serão quatro dias (de 17 a 20 de julho). A expectativa é reunir cerca de 25 competidores. A premiação será de um carro zero km, uma moto zero km e R$ 18 mil.

Até o momento, já foram confirmados cinco leilões durante a Expoagro 2024. A Estância Nogueira realizará três certames nos dias 12/07 (14h), 16/07 (19h) e 19/07 (14h). Já a MB Leilões programou um leilão no dia 14/07 (9h) e outro no dia 21/07 (9h).

parque de diversões ficará disponível para crianças a partir de 2 anos nos 11 dias da Expoagro 2024. O acesso aos brinquedos será liberado a partir das 18h. Já a praça de alimentação – cujos estandes já foram totalmente vendidos – começa a funcionar às 10h. O público infantil também terá outro ambiente: a ExpoKids, com brinquedos e ambientes infláveis.

A Expoagro 2024 terá também competições hípicas e uma vitrine de animais. Os detalhes dessa programação ainda estão sendo definidos. Ingresso solidário. Desde o ano passado, o sindicato passou a adotar o ingresso solidário. Com nove de 11 dias com acesso 100% gratuito, a Expoagro tornou-se ponto de coleta de alimentos para o programa Mesa Brasil, desenvolvido pelo Sesc. Foram arrecadadas cerca de dez toneladas em 2023, e a meta é ampliar esse volume. Para isso, neste ano o sindicato dobrou a coleta para dois quilos (2 kg) de alimentos não perecíveis, com um incentivo especial diário. “Vamos sortear dois Iphones 15 por dia, mas somente para quem doar. É uma forma de fomentarmos a solidariedade”, explica Celso Nogueira. 
Shows. Além de toda essa grade de programação, há ainda o palco oficial, que receberá dez artistas nacionais – entre eles, Luan Santana, Bruno e Marrone, Leonardo e Fernando & Sorocaba, entre outros. Confira em detalhe aqui a programação musical da Expoagro 2024. 

Foto: Divulgação

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Economia

Projeto estabelece teto para pagamento de dívida previdenciária

Em 2005, a Lei 11.196/05, que estabeleceu condições especiais (isenção de multas e redução de 50% dos juros de mora)
Economia

Representação Brasileira vota criação do Banco do Sul

Argentina, Bolívia, Equador, Paraguai, Uruguai e Venezuela, além do Brasil, assinaram o Convênio Constitutivo do Banco do Sul em 26