Neste sábado (21), o Centro Cultural Casa Cuiabana abre as portas para a segunda edição do “Arrecada Ração”. O evento reúne diversas atrações culturais e comida vegana para arrecadar fundos para as Organizações de Proteção Animal de Cuiabá. Para participar, basta doar qualquer quantia de ração para cães ou gatos ou pagar o valor de R$ 7, que será revertido em rações.
Começando às 17h30, o Rapper Azul, Val & Banda, Luísa Lamar & João Gimenzes, Camila Fidelis & Fabrício Pimenta agitam o espaço com sua música. Já Rogério Santana, Delayne Karla, Diamond Dance Crew e Escola Corpo Livre trazem um pouco de dança ao “Arrecada Ração”.
O público também pode contar com teatro lambe-lambe, também conhecido como teatro de miniaturas, com “Gaia”, por Carolina Argenta. Também haverá proclamação de poesia por Edilaine Duarte. Para fechar a programação, Maykon Castrovisky e Danielle Souza realizam uma experimentação teatral, enquanto Izadora Borges faz pintura ao vivo.
No “Arrecada Ração” estará disponível para a venda comidas veganas pela Massa Fina Cozinha Árabe e Vitória Crancio; parte do lucro será revertido para a doação. Imãs e rifas de desenhos do artista visual André Gorayeb também são outra forma de ajudar na arrecadação.
Primeira Edição
A primeira edição do “Arrecada Ração” aconteceu em outubro do ano passado, organizado por Bárbara Giulia Ricciotti e Maria Eduarda Rocha Cerqueira e Silva, ambas com 18 anos. O evento filantrópico nasceu pela necessidade de cumprir uma atividade para a matéria de empreendedorismo que cursavam na época.
Elas deveriam promover uma ação empreendedora, então escolheram uma ação relacionada aos animais por sentir faltar de eventos deste porte na cidade. Inicialmente, o evento não teria qualquer cunho cultural; mas por recomendação da mãe de Bárbara, as jovens estudantes decidiram trazer algumas atrações para chamar público.
“Por que não fazer um evento cultural? Na verdade, [a decisão] veio com um empurrão da mãe da Bárbara. (…) Como a Bárbara ela pratica dança e eu teatro, e por conhecer o pessoal desse meio mais underground, resolvemos unir o útil ao agradável”, explica Maria Eduarda em entrevista ao Circuito Mato Grosso por telefone.
Por conta de chuva, a primeira edição arrecadou menos que o esperado, mas para a edição que acontece amanhã as expectativas são altas.