Economia

Etanol supera R$2/litro na usina em SP pela 1º vez na história, diz Cepea

Os preços do etanol hidratado nas usinas de São Paulo subiram 2,48% nesta semana, superando 2 reais por litro pela primeira vez na história, segundo o indicador semanal do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea).

O indicador, que considera o combustível na usina (sem impostos) no principal Estado produtor do país, tem registrado valorizações semanais desde meados de setembro, à medida que o centro-sul caminha para o período da entressafra de cana e o consumo se mantém forte.

Desde a semana de 9 a 13 de setembro, a última vez que o indicador registrou uma queda semanal, o preço do produto na usina subiu 18,6% para 2,0097 reais por litro em média, segundo o Cepea, cuja série histórica do etanol começou em 2002.

O consumo de etanol hidratado (usado diretamente nos carros flex) registra alta de cerca de 20% neste ano no país, segundo os dados mais recentes da reguladora do setor ANP, o que tem impulsionado as usinas a produzirem volumes recordes.

Nos postos de combustíveis, os preços do etanol hidratado (na média Brasil) subiram 1,8% nesta semana, para 3,06 reais por litro, informou a pesquisa da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis nesta sexta-feira.

A gasolina, combustível concorrente do etanol hidratado, avançou 1,38% na média Brasil nos postos, para 4,489 reais por litro, segundo a ANP, enquanto o diesel registrou alta de 0,27%, para 3,718 reais por litro.

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Economia

Projeto estabelece teto para pagamento de dívida previdenciária

Em 2005, a Lei 11.196/05, que estabeleceu condições especiais (isenção de multas e redução de 50% dos juros de mora)
Economia

Representação Brasileira vota criação do Banco do Sul

Argentina, Bolívia, Equador, Paraguai, Uruguai e Venezuela, além do Brasil, assinaram o Convênio Constitutivo do Banco do Sul em 26