Cultura

Estudantes apresentam comédia teatral ‘Este ovo é um galo’ hoje

Os alunos do 3º ano do Ensino Médio da Escola Livre Porto Cuiabá vão apresentar entre os dias 21 e 24 de junho, às 20h15, no Espaço Cultura Liu Arruda do Tribunal de Contas do Estado (TCE), em Cuiabá, a comédia teatral ‘Este ovo é um galo’. A peça traz de forma bem-humorada reflexões acerca da ditadura militar e a corrupção no Brasil.

Adaptada da obra do dramaturgo brasileiro Lauro César Muniz, conhecido pela versão brasileira do romance português ‘As Pupilas do Senhor Reitor’ (TV Record) e de novelas de sucesso como ‘Salvador da Pátria’ (Rede Globo), a peça consiste numa deliciosa fábula sobre o poder. Recheada de humor, é um convite ao despertar para problemas sociais e políticos.

“É preciso conhecer a história, saber que além do uso da força para conter a voz social, algo inadmissível, o cenário de corrupção era praticamente o mesmo na ditadura, ou seja, usar da opressão e da força não mudam a cultura do jeitinho. Só com a educação se faz isso”, afirmam os estudantes Guilherme de Araújo Apolinário e Raissa Carvalho Porto.

A história começa com uma aposta singela em um bar – restaurante em que os dois proprietários divergem quanto ao dinheiro e terreno de uma herança. Como é costume no país, os dois acabam apostando sobre o sexo de um pintinho que vai nascer de um ovo chocado pela principal poedeira do galinheiro. A cidade acaba participando do jogo: qual o sexo do pinto que vai bicar o ovo dentro de 21 dias? Quem vai ganhar a aposta?

Cronologicamente esta é a primeira peça válida na dramaturgia do autor. A versão foi escrita em 1964, mas Lauro percebeu que poderia haver uma ponte possível entre a revolução de 1932, abordada nessa história, com o golpe de 1964. “Nós, jovens, ainda temos esperança em uma sociedade mais justa, mas discordamos de qualquer tipo de violência”, avalia João Gabriel Pereira.

Realizado desde 1995, o teatro é incluso no currículo escolar no 8º e no 12º ano da escola, trazendo obras importantes da literatura universal e nacional. “Esse é um momento do despertar do protagonismo do jovem no mundo e o teatro vem ajudá-los a reforçar seus próprios valores e despertar um propósito de vida”, avalia o diretor e coreógrafo teatral Escola Livre Porto, Luciano Oliveira.

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Cultura

Paul McCartney se apresenta em abril no Recife

– No fim de semana uma pessoa ligada à produção me ligou, mas não conseguimos nos falar. Na noite de
Cultura

Ópera Vox em “Acordes Femininos”

A apresentação foi especialmente elaborada para o encerramento da entrega da etapa estadual do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios, e