Cultura

Espetáculo nacional marca aula inaugural da MT Escola de Teatro

Uma plateia especial esteve presente à Aula Inaugural da MT Escola de Teatro, com um espetáculo dos mais festejados pela crítica nacional e indicado ao Prêmio Aplauso Brasil 2019. Entre os que compareceram estavam calouros e veteranos, personalidades do teatro nacional e regional, além de equipe da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer de MT. 

O Mundo de Hundertwasser (SP), dirigido por Alvaro Assad, da Cia. Va da Bordo – do famoso Grupo Parlapatões – marcou a cerimônia de abertura do ano letivo, na noite de sexta-feira (08). “Um privilégio poder iniciar as atividades da MT Escola de Teatro com tão bela referência do teatro nacional”, enfatizou o secretário de Estado de Cultura, Esporte e Lazer, Allan Kardec.

Além de aclamado pela crítica, espetáculo inaugural foi indicada ao Prêmio Aplauso Brasil 2019

 

Com ênfase nas áreas de atuação, cenografia e figurino, direção, dramaturgia, iluminação, sonoplastia e produção cultural, as aulas da MT Escola de Teatro ocorrem no Cine Teatro Cuiabá, aos sábados e domingos, das 9h às 18h e as atividades, podem se estender também, durante a semana. 

O secretário Allan Kardec celebrou a ocasião e falou sobre as muitas possibilidades geradas pela ação. “Esta é uma das mais importantes iniciativas do teatro em Mato Grosso. Os 50 acadêmicos que ingressam agora em um dos sete cursos da MT Escola de Teatro, em dois anos, conquistarão o diploma de tecnólogo, aptos a ingressar no mestrado, se assim desejarem. Com mais um ano de formação, terão o diploma de licenciatura, podendo inclusive dar aulas na própria instituição”. 

Para Wender Almeida, que ingressa agora na MT Escola de Teatro, no curso de Atuação. "Esta é uma chance para adquirir experiência, de poder me lançar em uma verdadeira imersão no aprendizado das artes performáticas e adquirir vivência nos palcos. Certamente que nos trará outras formas de enxergar o mundo. Estou extremamente feliz e muito agradecido por essa oportunidade”.

Gratuito, com diploma da Universidade Estadual de Mato Grosso (Unemat), esse é o primeiro curso público superior de Artes Cênicas em Mato Grosso. A MT Escola de Teatro é uma iniciativa da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer em parceria com a Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), Associação Cultural Cena Onze e a Associação dos Artistas Amigos da Praça.

Secretário Allan Kardec destaca importância da iniciativa inédita em Mato Grosso, diversas autoridades participaram da abertura das aulas

A Aula Inaugural reuniu autoridades de diferentes instituições de ensino no palco do Cine Teatro Cuiabá. Estavam presentes o pró-reitor de Cultura, Extensão e Vivência da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), o professor Fernando Tadeu de Miranda; o reitor do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), Willian de Paula; pró-reitor de ensino da Universidade Estadual de Mato Grosso (Unemat), Alexandre Porto; e a pró-reitora de Extensão e Cultura, Leonarda Grillo. Além do secretário Allan Kardec, seu adjunto de cultura, Paulo Travem, Flávio Ferreira, da Associação Cultural Cena Onze e Rodolfo García Vásquez, da Associação Amigos da Praça. 

O diretor da MT Escola de Teatro, Flávio Ferreira, pontua que o curso vai além de atender a uma necessidade do segmento das Artes Cênicas. “O mundo de hoje vive toda essa dificuldade econômica, dificuldade moral, de guerra e de luta e, para nós, trabalhar com cultura e teatro significa um resgate de vida. O teatro é uma ferramenta de vida e resistência, ficamos honrados por fazer parte desse resgate da alma humana. No terceiro milênio, com todas essas dificuldades, só é possível pensar a vida pela arte. É importante que tenhamos essa oportunidade em Mato Grosso”, Flávio Ferreira.

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Cultura

Paul McCartney se apresenta em abril no Recife

– No fim de semana uma pessoa ligada à produção me ligou, mas não conseguimos nos falar. Na noite de
Cultura

Ópera Vox em “Acordes Femininos”

A apresentação foi especialmente elaborada para o encerramento da entrega da etapa estadual do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios, e