Cultura

Espetáculo musical imperdível sobre a vida e obra da cantora Alcione estreou em São Paulo

Jô Santana realiza com "Marrom, O Musical", a finalização de trilogia sobre grandes intérpretes da história do Samba no Brasil, atraindo grande audiência na sua curta temporada de setembro a novembro no Teatro Sérgio Cardoso em São Paulo/SP. O musical é dirigido por Miguel Falabella e traz uma visão sobre o significado da música de Alcione, uma mulher negra que ousa desafiar a tudo e a todos para cantar o amor pelo Brasil e mundo, fazendo valer as referências musicais e artísticas, desde a cultura popular maranhense ao jazz americano. 
A história se desenvolve pela personagem Cazumbá do bumba meu boi, que assume o papel de mestre de cerimônias do musical, contando o mito e as atrocidades da escravidão, mas que no final materializa a celebração popular de multicores maranhense num paradoxo da tristeza com a felicidade final.
O elenco é quase todo formado por negros, com as atrizes que interpretam Alcione dando um show de canto quando fazem a passagem por todas as fases de suas músicas, enfatizando o poder da força da voz da Marrom, a mulher negra que fala de amor em um gesto de resistência, fazendo do triste um elogio à vida, apesar de todos os seus preconceitos e decepções.
O lado social não ficou de fora do espetáculo, pois mulheres privadas de liberdade na Unidade Prisional de Ressocialização Feminina de São Luís (UPFEM) participaram de um curso de teatro dentro do complexo prisional de Pedrinhas, num/MA a primeira etapa do acordo firmado entre o Instituto Humanitas360, o Governo do Estado do Maranhão e a produção do espetáculo “Marrom, O Musical”. O figurino do musical veio especialmente da Cooperativa Social Cuxá, da Unidade Prisional de Ressocialização Feminina de São Luís (UPFEM), onde 15 mulheres foram ensinadas a bordar e costurar as peças que compõem o figurino, recebendo remuneração pelo trabalho.
Por fim, mas não menos importante, após uma série de atividades em São Luís entre oficina e curso de Teatro Musical para 683 participantes no Teatro Arthur Azevedo em São Luís/MA. O curso também idealizado pelo ator e produtor Jô Santana, ministrado por Miguel Falabella, ator, diretor, e dramaturgo, Iléa Ferraz, atriz, diretora e artista plástica e Diego Baffi, músico e professor de canto, escolheu os quatro participantes que mais se destacaram para compor o elenco de “Marrom, O Musical”.
Após a temporada em São Paulo, “Marrom, O Musical” irá para o Rio de Janeiro, São Luís, Belém, Maceió, Salvador e Teresina em locais ainda a serem definidos.

MARROM, O MUSICAL
QUANDO: Sex., sáb. e seg, às 20h30; sáb. também às 16h a partir de 3/9/2022; dom., às 17h. Até 7/11/2022
ONDE: Teatro Sérgio Cardoso – rua Rui Barbosa, 153, Bela Vista, região central, tel. (11) 3288-0136
PREÇOS: R$ 80 a R$ 200
CLASSIFICAÇÃO LIVRE
DIREÇÃO: Miguel Falabella

 

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Cultura

Paul McCartney se apresenta em abril no Recife

– No fim de semana uma pessoa ligada à produção me ligou, mas não conseguimos nos falar. Na noite de
Cultura

Ópera Vox em “Acordes Femininos”

A apresentação foi especialmente elaborada para o encerramento da entrega da etapa estadual do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios, e