Cultura

Espetáculo integra orquestra e linguagem de sinais para retratar cotidiano da vida comum

Os alunos das oficinas de Música e de língua brasileira de sinais (Libras) do ensino fundamental do Sesi Escola apresentam nesta quinta-feira (26), às 19h30, o espetáculo ‘Era uma vez – Cenas de uma vida cotidiana’. No palco, 150  integrantes dos grupos Sesi Orquestra e Sonata das Mãos, como em um grande filme, convidam o espectador a sorrir, se emocionar e se arrepiar com as cenas musicais das oficinas de Libras e Música no cotidiano de uma vida comum.

Os ingressos para o concerto, que ocorre no Teatro Zulmira Canavarros, podem ser adquiridos antecipadamente a R$ 25 – mais 1 kg de alimento não perecível – e a R$ 30 no local. 

"Não se trata de fantasia, mas da vida que se fantasia de arte e da arte que se inspira na vida”, afirma o professor de música das unidades, explica o professor e diretor do espetáculo, Fernando Pereira.

De acordo com ele, será uma apresentação de gestos e sons dos alunos do Sesi Escola para toda a família, que enaltece a diversidade e a pluralidade de expressões artísticas, fruto da produção e criatividade dos estudantes.

Com arte híbrida, o trabalho reúne diversas linguagens com o objetivo de ser acessível ao maior público possível, especialmente pessoas com deficiência. A intenção tornar o conteúdo do espetáculo acessível, permeando a temática que também enfatiza a multiplicidade e a diversidade.

“Trata-se da finalização do trabalho pedagógico constante em sala de aula e extraclasse. A cada ano, as apresentações podem ser simultâneas ou individuais, dependendo do enredo do espetáculo. Geralmente, a orquestra produz a parte musical que junto à interpretação de Libras, fazem o contorno artístico do momento”, finaliza Fernando.

Os projetos

A Orquestra do Sesi faz parte do programa Movimento Cultural das unidades do Sesi Escola como solução inovadora para uma educação musical curricular e extracurricular, firmada na formação para o trabalho, para a vida e para a autonomia de pensamento. Única no Estado, ela é composta por alunos que tocam violinos, violas de arco, violoncelos, saxofones, percussão e violão.

Acompanhada do grupo Sonata das Mãos, que interpreta Libras nas escolas há sete anos, os alunos irão apresentar o resultado educacional e artístico, que têm como base o desenvolvimento das potencialidades humanas e de ferramenta de inclusão social.

Serviço:

Espetáculo Era uma vez, com os grupos Orquestra Sesi e Sonata de Mãos do Sesi Escola

Data: 26 de setembro (quinta-feira)

Local: Teatro Zulmira Canavarros (Av. André Maggi – Centro Político Administrativo – anexo à Assembleia Legislativa)

Informações e ingressos: Cuiabá (65) 3648-7830 e Várzea Grande 3685-2311.

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Cultura

Paul McCartney se apresenta em abril no Recife

– No fim de semana uma pessoa ligada à produção me ligou, mas não conseguimos nos falar. Na noite de
Cultura

Ópera Vox em “Acordes Femininos”

A apresentação foi especialmente elaborada para o encerramento da entrega da etapa estadual do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios, e