Cultura

Espetáculo de dança ”Senti…” em agosto com trilha de Oswaldo Montenegro

Um passeio pelo universo do sentir humano: desejos, sonhos, tristezas, alegrias e questionamentos acerca do lugar onde estamos e de onde queremos ir, o que temos e o que queremos ter. Esta é a proposta do espetáculo de daça “Senti…”, com trilha sonora de Oswaldo Montenegro, que será apresentado em Cuiabá dia 10 de agosto pelo Grupo Variações de Artes no Mosaico Espaço Cultural, Quilombo, às 20h.

“O espetáculo possui uma linguagem não linear que, através de fotografias cênicas, apresenta momentos com diferentes fragmentos de emoção”, explica o diretor, bailarino e coreógrafo Rogério Santana.

“Senti…” é o primeiro trabalho produzido pelo grupo e foi criado com o objetivo de ressignificar as obras de um músico e compositor brasileiro, de grande expressividade na história da MPB, que é Oswaldo Montenegro.

Músicas estas que dessem margem à pesquisa e experimentação artística, explorando o desenvolver da dança, do teatro e de outras linguagens artísticas que pudessem integrar o processo criativo do grupo, não impondo limites para a construção deste e de outros trabalhos que ainda estão por vir.

Nesta perspectiva, ocorreu o encontro entre uma variação de ritmos corporais orquestrados pelas músicas de Oswaldo Montenegro.image.gif

Ainda com a primeira formação do corpo de baile, o espetáculo teve sua primeira montagem inserido na instituição federal UFMT como parte de um projeto de extensão que se findou em abril 2019.

Em fevereiro de 2019 o grupo teve o projeto do espetáculo “Senti…” contemplado pelo Edital Fundo 2019 da Secretaria Municipal de Cultura de Cuiabá, que tornará possível a estruturação da nova roupagem do espetáculo.

O espetáculo “Senti…” surgiu no ano de 2016 por iniciativa de Rogério Santana, como resultado de suas pesquisas acerca do sentimento como estímulo para o movimento na dança.

Para tanto, e com o intuito de desenvolver um trabalho de dança-teatro, o diretor buscou agregar diferentes linguagens da dança a uma trilha sonora com uma profundidade artística necessária para potencializar o trabalho dos bailarinos.

Neste sentido, Rogério Santana encontrou nas obras do compositor, músico, cineasta e diretor Oswaldo Montenegro a musicalidade e a poesia que procurava para a montagem do espetáculo. Após um encontro com o próprio Oswaldo Montenegro, conseguiu autorização e apoio para desenvolvimento deste trabalho, incluindo uma carta assinada de próprio punho reconhecendo o projeto.

Elementos Conceituais do Espetáculo

O figurino base e o cenário enxuto representam o dia-a-dia humano. O espetáculo conta com recurso alternativo de iluminação cênica que se adapta a qualquer ambiente fazendo uso de lanternas, lampião, lâmpadas comuns de residência, levando a simples ideia do mundo cotidiano para o palco, sem desprezar o que é visto comum.

Regidos pela profunda e envolvente trilha sonora de Oswaldo Montenegro, representada pelas canções A Lista, Anda, Quem é Que Sabe, Cigana, Se Puder Sem Medo, Bandolins, Metade e Celebrar, os bailarinos interpretam a busca pelas experiências deixadas pelo caminho, fazendo o espectador refletir sobre sua existência.

Ficha técnica

Direção de Rogério Santana; bailarinos Jefferson Pires, Rogério Santana, Luiz Carlos Bezerra e Nanda Hanan; coreografias do Grupo Variações, sonoplastia de Jair Junior; e trilha sonora de Oswaldo Montenegro.

Grupo Variações de Artes

O Grupo Variações de Artes nasceu no ano de 2016, partindo da proposta do ator, bailarino e diretor Rogério Santana em desenvolver trabalhos criativos, que fizesse uso dos mais diversos segmentos artísticos.

A primeira formação do grupo foi composta pelos bailarinos, Alessandra Meirelles, Jefferson Pires, Marcilene Maria, Aline Ril, Emily Lauxen, o coreógrafo e diretor Jânio Ribeiro, o músico cênico Ricardo Porto e o bailarino e musico cênico Luciano Conceição.

Atualmente integram o grupo: Nanda Hanan – bailarina de dança do ventre e escritora; Jair Junior –  músico e sonoplasta; Jefferson Pires – bailarino de danças urbanas e coreografo; Luiz Carlos Bezerra – bailarino clássico e coreógrafo; Rogério Santana – ator, bailarino contemporâneo, coreografo e diretor.

Serviço

Os ingressos para o musical custam R$ 40,00 inteira e R$ 20,00 meia solidária + 1kg de alimento e há serviço delivery. Informações pelo telefone/WhatsApp (65) 9316-2751. 

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Cultura

Paul McCartney se apresenta em abril no Recife

– No fim de semana uma pessoa ligada à produção me ligou, mas não conseguimos nos falar. Na noite de
Cultura

Ópera Vox em “Acordes Femininos”

A apresentação foi especialmente elaborada para o encerramento da entrega da etapa estadual do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios, e