Animais nasceram sob cuidados humanos e já podem ser vistos pelos visitantes do aquário de Balneário Camboriú
Beatriz Nunes, Itajaí
Balneário Camboriú ganhou novos “moradores”: três filhotes de tubarão-bambu, espécie conhecida por “caminhar” no fundo do mar, chegaram ao Oceanic Aquarium, localizado na Barra Sul.
Os animais foram transferidos após o nascimento em um aquário do estado de São Paulo. O Chiloscyllium punctatum, ou tubarão-bambu-marrom, é considerado quase ameaçado de extinção pela Lista Vermelha da IUCN (International Union for Conservation of Nature).
A espécie é considerada de pequeno porte – atinge no máximo 1,20 m – e ocorre nos oceanos Índico e Pacífico, em regiões como Indonésia, Filipinas, Malásia, Tailândia e Austrália.
Na natureza, eles vivem próximos a recifes de corais, podem chegar a 50 metros de profundidade e ajudam a controlar populações de pequenos invertebrados, mantendo o equilíbrio do ecossistema marinho.
Espécie chama atenção pelo tamanho pequeno. – Foto: Divulgação/Oceanic Aquarium/ND
Tubarão-bambu, o animal que “caminha” no fundo do mar
Uma das principais características dos tubarões-bambu é o uso de nadadeiras peitorais e pélvicas de forma alternada durante a locomoção, que dá a impressão de que eles estão andando sobre os sedimentos do oceano.
Essa é uma adaptação aos recifes onde habitam, cujos espaços são apertados e cheios de obstáculos, permitindo que entrem em fendas e cavernas para caçar suas presas.
Espécie tem fama de “caminhar” sob as águas. – Foto: Divulgação/Oceanic Aquarium/ND
Outra curiosidade da espécie é o modo de reprodução: são ovíparos. Seus ovos, presos a rochas ou corais, são estruturas alongadas e resistentes feitas de queratina, de cor escura, popularmente chamadas de “bolsas de sereia”. Após cerca de três meses, os filhotes rompem a cápsula e nadam livremente, medindo aproximadamente 15 centímetros.
Durante a visita ao Oceanic Aquarium, o público também pode conhecer uma fêmea adulta que já vive no local, no recinto Oceânico. Os filhotes estão no aquário Berçário.
Foto Capa: Divulgação/Oceanic Aquarium/ND
Fonte: https://ndmais.com.br