Olá pessoAU!
Essa semana fizemos uma visita muito interessante. A convite da veterinária Drª Juliana Durigan Baia tivemos um bate papo sobre higiene bucal. Afinal a nossa saúde começa pela boca, não é mesmo? O que adianta não ter uma boca saudável e não conseguir se alimentar de forma correta?
Após concluir a faculdade de Veterinária na Universidade de Cuiabá, Drª Juliana Durigan foi morar em São Paulo para se especializar em odontologia de cães e gatos. Isto mesmo, ela é dentista pet! Pós-graduada em odontologia veterinária pela ANCLIVEPA/SP e mestre em cirurgia pela USP, Drª Juliana explica como o cálculo dentário, popularmente chamado de tártaro, é formado e sanou outras dúvidas.
O cão apresenta 28 dentes decíduos – popularmente conhecidos como dentes “de leite” – que começam a se formar ainda no útero materno e erupcionam a partir da terceira semana de vida. Já a troca pela dentição permanente normalmente ocorre entre 3 e 7 meses de idade, resultando em um total de 42 dentes permanentes.
A cada 24 horas, ou seja, diariamente, as bactérias que estão na cavidade oral da nossa boca se organizam em forma de placa bacteriana. Essa placa bacteriana é uma película de bactérias fazendo com que as bactérias fiquem bem mais fortes, destrutivas, mais resistentes. Para que não ocorra a formação de placa nos dentes, é necessário o uso da escova de dentes diariamente pois é a ação mecânica das cerdas da escova de dente que faz com que haja a desorganização da placa bacteriana, pois quando as bactérias estão desorganizadas elas não são prejudiciais a nossa saúde.
As bactérias preferem se instalar por baixo da gengiva, na região da raiz dentária, que é a parte do dente que não conseguimos ver. Então, mesmo escovando os dentes todos os dias, é muito importante você, pet, ir a um médico veterinário especializado em odontologia para fazer radiografia intraoral em todos os seus dentes para garantir a saúde da sua boca e também de todos os seus órgãos.
Portanto, já se sabe que uma simples limpeza dentária não é mais suficiente para garantir a saúde do seu pet. Além de prejudicar a saúde oral, as bactérias da boca ganham a corrente sanguínea e conseguem atingir diversos outros órgãos e tecidos do corpo, como os rins e coração.
No procedimento, Drª Juliana realiza radiografia intraoral digital em todos os dentes antes de começar qualquer procedimento odontológico para entender qual o melhor tratamento periodontal a ser feito, pois cada dente apresenta problemas específicos e precisam ser tratados adequadamente. Todo o procedimento de limpeza é acompanhado por um médico veterinário anestesista que utiliza a anestesia geral inalatória, junto da aplicação de anestesia local na boca, o que torna a anestesia geral mais superficial e mais segura ainda.
Cuidar da boca do animal não é uma questão estética. É obrigação de todo médico veterinário atentar-se à cavidade oral do animal enquanto realiza seu exame físico, independentemente do motivo da visita deste paciente ao consultório e, sempre que identificada a doença periodontal, um correto tratamento deve ser planejado e executado. Manter a saúde oral dos animais previne e auxilia o tratamento de diversas doenças endócrinas, articulares, cardiovasculares, renais, respiratórias dentre outras, finaliza Drª Juliana.
Tem coisa mais chata que bafo? Não tenha vergonha, procure um bom veterinário e vá se tratar. Saúde em primeiro lugar! Xô bafo!
Lambeijokas do Ploc!
Contatos:
Drª Juliana Durigan – CRMV/MT 4730
Cirurgia bucomaxilofacial | Dentística | Endodontia | Odontopediatria | Oncologia Oral | Ortodontia Periodontia | Radiografia Intraoral Digital
(65)99625-6175
Instagram: @vetdurigan
e-mail: jdurigan@usp.br