Cultura

“Escuridão Iluminada” estreia na Casa do Parque

A Casa do Parque inaugura a segunda temporada de exposições de 2024 com a mostra fotográfica Escuridão Iluminada, de Amaury Santos. A exposição abre ao público nesta terça-feira, 24 de setembro, trazendo uma reflexão profunda sobre a resiliência emocional e a saúde mental.

Flávia Salem, idealizadora da Casa do Parque, selecionou cuidadosamente as imagens dos ipês amarelos floridos no Pantanal e em outras regiões do estado, criando uma metáfora entre a força da natureza e a resistência humana frente às adversidades emocionais. “Assim como os ipês florescem no período mais árido do ano, simbolizando renascimento e superação, a exposição nos convida a refletir sobre a capacidade humana de se reinventar em meio aos desafios emocionais,” comenta Flávia.

O “Setembro Amarelo”, mês de conscientização sobre a saúde mental, serve como pano de fundo para a abertura da mostra, mas Flávia reforça que a reflexão deve transcender essa data. “Lançamos a exposição na última semana de setembro para destacar que o cuidado com a saúde mental é uma jornada contínua. Luz e sombra, cinza e flor — esse é o movimento que queremos deixar aos visitantes.”

Além das fotografias impressas em fine artEscuridão Iluminada também traz uma videoinstalação com depoimentos de profissionais e pessoas que convivem com questões de saúde mental. Entre eles, a psicóloga Ireniza Canavarros, o servidor público Marcelo Borges e o cabeleireiro Erasmo Très e traz ainda a mensagem da idealizadora da exposição, Flávia Salem e do próprio fotógrafo Amaury Santos. Os relatos pessoais e profissionais complementam as imagens, oferecendo um olhar íntimo sobre o impacto da depressão, ansiedade e outras condições mentais.

A escolha do nome

O título Escuridão Iluminada resume a proposta central da exposição: encontrar luz em meio aos momentos mais difíceis. A simbologia dos ipês amarelos, que florescem após períodos de secas e queimadas, reforça a mensagem de esperança e superação, temas essenciais na discussão sobre saúde mental.

Sobre o fotógrafo Amaury Santos

Amaury Santos, nascido em Cuiabá, é dentista e fotógrafo especializado em odontologia, paisagens, vida selvagem e cultura. Iniciou sua trajetória na fotografia em 2014 e desde então tem desenvolvido projetos que incluem decoração de interiores e produtos com suas imagens.

Ele já participou de exposições no Brasil e no exterior, sendo vencedor do concurso Brasília Photo Show 2020/21 na categoria Agronegócios, com a obra Cavalos Pantaneiros. Amaury também foi o proponente do projeto Cuiabá de Eulalia, premiado pelo edital Mestres da Cultura – Lei Aldir Blanc 2021, além de ter vencido o concurso fotográfico da Embaixada dos EUA no Brasil.

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Cultura

Paul McCartney se apresenta em abril no Recife

– No fim de semana uma pessoa ligada à produção me ligou, mas não conseguimos nos falar. Na noite de
Cultura

Ópera Vox em “Acordes Femininos”

A apresentação foi especialmente elaborada para o encerramento da entrega da etapa estadual do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios, e